6º dia

Aprendendo métodos eficientes de estudo – Como fazer revisões e resumos

Como elaborar resumos úteis

 

Muitas pessoas me perguntam se fazer resumo é essencial para um estudo de qualidade. Eu particularmente considero o resumo etapa extremamente importante do seu estudo, porque é um momento que você consegue organizar melhor as ideias. Além disso, ele é importante para as revisões periódicas e principalmente para revisões em véspera de prova. Se você não tiver um resumo, provavelmente não conseguirá, às vésperas da prova, passar pelos assuntos mais importantes.

Fazer um resumo de qualidade não é tão simples quanto se pensa. Antes de iniciar o resumo você tem que se lembrar qual será a finalidade dele. Ou seja, lembrar que ele será uma consulta, em momento de revisões, sobre o que você estudou. Por isso, o resumo não pode ser praticamente seu livro inteiro. Ele deve ser sucinto, mas que contenha informações suficientes para que você relembre o que foi estudado. Caso ele seja muito extenso, tomará muito o seu tempo além de não ter muita utilidade às vésperas da prova.

 

Aqui vão algumas dicas de como elaborar resumos eficientes:

  • Anote o que for essencial. Um resumo extenso, como já foi falado aqui, perde a sua utilidade. Não é necessário que você copie o livro todo (caso contrário você não precisa do resumo), basta que você anote o que realmente for essencial ou que você tem mais dificuldades. Além disso, você não conseguirá fazer resumo de tudo que você estudar se o seu concurso exigir muitas matérias. Por isso, se não houver tempo para resumir todas as matérias, resuma as matérias que você tem mais dificuldade, e nas demais você sublinhe o que for importante e faça revisões a partir do que foi sublinhado.

  • Aprenda a diferencia o que é essencial das informações que você já aprendeu e já fixou. Uma questão que eu observo na maioria dos alunos é que a maioria das informações que eles colocam no resumo são informações que eles já sabem e por isso, talvez até inconscientemente, consideram importantes. Assim, o resumo fica recheado de informações que eles já sabem, porém falta informações relevantes ou pontos que eles têm dificuldades. Se você já sabe determinado assunto não precisa se estender sobre ele no seu resumo. Faça um pequeno apontamento somente para que você lembre que aquele assunto faz parte daquela parte da matéria.

  • Não utilize resumo de outra pessoa. Fazer o seu próprio resumo é importante para que nele você conste as informações que são essenciais para você. Você precisa raciocinar sobre a matéria para que ao fazer o resumo ele faça sentido para você.

  • Escreva no papel. Escrever o seu resumo no papel permite que você expresse melhor suas ideias, faça esquemas, ligue assuntos com mais facilidade. Não que você não consiga elaborar um resumo digitando, mas quando você escreve no papel você consegue rabiscar melhor as suas ideias. Eu, por exemplo, sempre fiz meus resumos no papel, mas quando eu finalizava o resumo de toda a matéria eu digitava. Isso era uma forma de revisar (já que eu iria passar novamente por todo o resumo) e organizar. Depois eu imprimia e fazia a minha apostila de revisões. Utilizar a folha A4 ou meia folha A4 é o ideal.

  • Utilize cores. A memória visual é muito importante para a fixação dos assuntos. No dia da prova ficará mais fácil você lembrar do seu resumo. Não se prenda a beleza estética do seu resumo. Preocupe-se com a funcionalidade dele. Obviamente você deve ter um capricho no momento da elaboração, até mesmo para que você consiga assimilar melhor as informações. Porém, usar o tempo para embelezar o seu resumo é um tempo que você poderia estar estudando de fato.

  • Explore diversas formas de elaborar resumos: Textos corridos; chaves; quadros comparativos; mapas mentais.

 

Como realizar a revisão da matéria estudada

Ciclo de Revisão:

24 horas.

07 dias. 

30 dias. 

Colocando em prática

Faça um resumo, aplicando o que você aprendeu hoje. Após, leia o material produzido e verifique se nele realmente constam as informações relevantes.

 

Além disso, tire uma foto bem criativa e marque com o desafio com a #planejesuaaprovação.

 

QUER TER O LIVRO PLANEJE SUA APROVAÇÃO PARA MUDAR COMPLETAMENTE A FORMA COMO VOCÊ CONDUZ SEUS ESTUDOS? ACESSE O LINK!

QUER TER UM PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PERSONALIZADO CONFECCIONADO POR NOSSA EQUIPE? CLIQUE AQUI!

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg
Logo_cursoenfase.png

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32