1º dia

 

Por que ter o hábito de estudar?

Ter o hábito de estudar é essencial para a sua aprovação. São diversos os motivos pelos quais manter uma rotina de estudo faz toda diferença na sua preparação.

Quando estudamos diariamente, ainda que pouco, e por algum motivo ficamos sem estudar um dia, imediatamente surge um sentimento de falta. O dia não está completo, é como se faltasse (e falta!) alguma coisa no seu dia. Com isso, você não consegue passar muitos dias consecutivos sem estudar. Ainda que você esteja temporariamente em uma rotina diferente (uma viagem por exemplo), você sente essa falta, o que pode fazer com que você ao menos faça alguns poucos exercícios e revisões.

Outro grande motivo para que você crie o hábito de estudar é saber que depois de adquirido esse hábito, você estudará cada vez mais, e isso gera mais conhecimento.

Sua memória, concentração e raciocínio ficarão cada vez melhores. Você já sabe que a finalidade do hábito, para o nosso cérebro, é poupar esforços. Assim, você é capaz agora de compreender que com o hábito de estudar adquirido, seu cérebro não precisará se esforçar para que você sente e estude, não precisará pensar em todos os comandos necessários. Você simplesmente irá estudar, e neste momento a energia do seu cérebro será direcionada para o aprendizado (e não para o fato de ter que estudar em si).

 

 

Como desenvolver o hábito de estudar

Não existe fórmula exata para mudar os hábitos, tendo em vista que os hábitos podem ser os mais variados e cada pessoa se comporta de uma forma diferente. Porém, a partir de tudo que já foi falado sobre o hábito (e você aprendeu como ele funciona) é possível apresentar um modelo, com técnicas descobertas por pesquisadores e apresentadas por Charles Duhigg no seu livro O poder do Hábito, adaptado aqui a nossa realidade de estudante, para que seja possível remodelar seus hábitos.

 

 

 

 Colocando em prática

Faça o download da atividade proposta no vídeo. CLIQUE AQUI!

 

Agora é a sua vez!

 

Cuidado com os ladrões do seu tempo!

  1. Falta de planejamento: Tenha um planejamento de estudo. Quando você se organiza, você sabe exatamente quais são suas prioridades, estabelece metas e horários e além de programar sua rotina de estudos consegue organizar a sua vida pessoal, afinal tudo deve estar em harmonia para que você consiga seguir em frente.  

  2. Perfeccionismo: O perfeccionismo pode ser uma qualidade ou um defeito. Normalmente atrelamos o perfeccionismo à disciplina e a pessoas que buscam a excelência em tudo que desenvolvem, e assim consideramos como uma qualidade. Contudo, nem sempre o perfeccionismo é qualidade que auxilia o seu estudo.  O perfeccionista muitas vezes é inflexível e se atém a detalhes que atrapalham muito a sua produtividade, e com isso seu tempo também é roubado. Seja objetivo.

  3.  Problemas pessoais: todos nós estamos suscetíveis a ter problemas pessoais e eles atrapalham sim o nosso rendimento e roubam o nosso tempo. Mas lembre-se de sempre refletir e avaliar se este problema é realmente seu e se você pode fazer algo para solucioná-lo. Caso contrário, não adianta esquentar a cabeça. 

  4. Celular, internet e redes sociais: Momento de estudar não é momento de mexer no celular ou de estar nas redes sociais. Estudar requer concentração. Estabeleça pequenas pausas na sua jornada de estudo e nessas pausas permita-se olhar as redes sociais. 

  5. Excesso de material de estudo: Muitos alunos pensam que quanto maior a quantidade de material utilizado nos estudos, maior será o aprendizado. Porém, nem sempre funciona dessa forma. Quando se trata de preparação para concursos públicos as coisas mudam um pouco de figura. Como falei anteriormente, estudar para concursos requer objetividade. Quando você tem diversos materiais para cada matéria você se sente perdido em meio a tanta informação, cada dia está estudando por um material diferente, o que dificulta o seu processo de aprendizado.

 

 

 Colocando em prática

 

Escreva quais são seus principais vilões, quando normalmente eles aparecem e o que você pode fazer para eliminá-los.  Faça o download do material. CLIQUE AQUI!

O texto acima foi extraído do livro Planeje sua Aprovação, de autoria de Isabella Almeida. A reprodução deste material viola a legislação do direito autoral. 

QUER TER O LIVRO PLANEJE SUA APROVAÇÃO PARA MUDAR COMPLETAMENTE A FORMA COMO VOCÊ CONDUZ SEUS ESTUDOS? ACESSE O LINK!

QUER TER UM PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PERSONALIZADO CONFECCIONADO POR NOSSA EQUIPE? CLIQUE AQUI!

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32