Concursos: dicas para não perder o foco nos estudos durante o verão e o carnaval


RIO - Verão combina com sol, praia, diversão e descanso. Mas quem está se preparando para prestar concurso público não pode deixar o esquema de estudos em segundo plano. Para garantir um bom desempenho nas provas previstas para os próximos meses, é preciso ter muita disciplina. Este é o principal desafio que os concurseiros enfrentam nesta época de calor e com a aproximação do carnaval.

A professora Cláudia Barbosa, do Curso PLA, frisa que a hora é de concentração:

- Todos que passaram em concursos fixaram uma meta rígida e estavam decididos a cumpri-la. É preciso que os candidatos apostem todo o seu esforço e tempo - diz, lembrando que não é preciso ser gênio para conseguir êxito num concurso: basta ter força de vontade e manter o ritmo de estudos.

Confira os conselhos dos especialistas

Na opinião do professor Alexandre Lopes, do Curso Maxx, manter-se dentro do cronograma definido no seu plano de estudos é essencial, mesmo que os amigos estejam viajando de férias ou curtindo a praia. Mas nada de ficar trancado o dia inteiro, mergulhado sobre os livros:

- Mais que aconselhável, é desejável que se concilie uma atividade física ou de lazer para relaxar e, assim, melhorar seu rendimento.

Cláudia também acredita que para ter sucesso nos estudos e, consequentemente, se sair bem na prova, é preciso equilibrar as atividades. Saber administrar o tempo é importante:

- É preciso planejar muito bem as metas de longo prazo. Mas o total isolamento pode ser prejudicial. O candidato deve reservar um tempo para se distrair com outras pessoas, sair com familiares e amigos e conversar sobre outros assuntos que não sejam referentes aos concursos. O tempo ideal para lazer, trabalho e estudo é aquele que deixa você com a sensação de dever cumprido.

O psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparação para concursos, já está acostumado a receber candidatos cheios de dúvidas sobre como conseguir manter a rotina e a concentração, enquanto família e amigos aproveitam os dias de folga.

- Principalmente na reta final, não adianta exagerar na dose dos estudos para querer recuperar o tempo perdido. É preciso encontrar um equilíbrio - diz ele.

De acordo com o psicólogo gaúcho, autor do livro "Superando Desafios - Como se preparar para provas, vestibulares e concursos", com a aproximação da prova, os candidatos devem manter um horário para dedicar-se aos resumos e anotações como forma de reforçar a credibilidade emocional que foi construída durante o tempo de estudo. Segundo ele, é difícil absorver novos conhecimentos a poucos dias das provas, por isso nada de ir além dos seus limites.

Caso receba um convite para uma festa, praia ou um chopinho com os amigos, nada de sentir culpa por ir, aconselha o psicólogo. Também não vale ficar pensando que seus concorrentes estão estudando enquanto você se diverte:

- Aproveite o momento, evitando exagerar nas bebidas alcoólicas e na alimentação pesada.

Autor: Ione Luques

Fonte: O Globo


Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos