DPE/PI : concurso previsto para o próximo ano


A realização do novo concurso público da Defensoria Pública do Estado do Piauí(DPE/PI) está prevista para ocorrer em meados do próximo ano. O primeiro passo neste sentido ocorreu em 14 de junho, quando o governador Wellington Dias sancionou a lei que reestrutura o plano de cargos, carreiras e remunerações do órgão. A reestruturação, que havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí(Alepi) em 27 de abril, é indispensável para que o órgão possa realizar seu novo certame.

Com isto, de acordo com o governador, a defensoria receberá, gradualmente, a estrutura necessária para seu funcionamento. "Sei que é uma área que precisa de uma estrutura mais adequada, mas isso precisa acontecer gradativamente, afinal a defensoria tem um papel fundamental na proteção dos mais pobres", disse, na ocasião.

A defensora pública geral, Hildete Evangelista, esclareceu, na ocasião, que embora ainda não exista uma data prevista para início do concurso, em decorrência da crise econômica pela qual passa o país, a realização do certame pode ser dada como certa. "Hoje o governador assinou nosso plano de cargos, carreiras e salários, mas isso não significa que vamos fazer o concurso de imediato, mas vamos nos programar para, gradativamente, de acordo com o nosso orçamento, compormos nosso quadro técnico", disse, na ocasião.

Ainda de acordo com a defensora geral, o quadro atual do órgão conta com 270 colaboradores contratados e 200 estagiários. Desta forma, para que o órgão possa melhor atender suas atribuições necessitava de uma reestruturação, bem como criação de cargos e reestruturação salarial, além de posterior realização de concurso público.

O último concurso realizado pelo órgão ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 12 vagas para o cargo de defensor. A organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB.

Fonte: JC Concurso

Autor: Fernando Cezar Alves


Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos