Confira: Sete dicas para ir bem na prova de matemática em concursos públicos


A disciplina de Matemática quando é vista no conteúdo programático do edital, gera temor, apreensão e até mesmo desistência por grande parte dos candidatos. Isso mesmo. É com esse objetivo que preparamos sete dicas, já que a matéria é cobrada em quase todos os concursos públicos. Vamos lá!

1 – Não deixe para estudar matemática depois da publicação do edital: como esta disciplina é cobrada em todos os concursos, o ideal é fazer uma revisão constante dos temas ao longo do ano.

2 – Planeje seu tempo de estudos: matemática se aprende com paciência. É importante fazer um cronograma com a análise dos conteúdos cobrados. Fique atendo as disciplinas que caem nas provas de concursos que não são ensinadas na escola. A mais importante delas, que é exigida na prova de matemática é o raciocínio lógico. Para ir bem nesta parte da prova tente resolver questões de lógica que caíram em concursos anteriores.

3 – Reveja conteúdos relacionados aos ensinamentos da matemática básica: questões que cobram conhecimento de áreas como razão, porcentagem e regra de três aparecem em todos os concursos. Estude e refaça exercícios destas áreas constantemente e terá um desempenho melhor.

4 – Análise combinatória: Em editais como o da Petrobras, por exemplo, esta disciplina é cobrada. Neste caso se faz necessário rever problemas que pedem que o aluno calcule de quantas maneiras uma coisa pode acontecer. Para responder bem tais perguntas é fundamental entender o caminho correto para chegar a resolução certa da questão.

5 – Progressão aritmética e progressão geométrica: Para ir bem nestas duas áreas, os candidatos precisam conhecer as regras da progressão e ficar de olho no termo geral e na soma dos termos. com estes dois conhecimentos a resolução correta do problema se tona mais fácil.

6 – Tente selecionar as questões que é capaz de resolver: para ir bem na prova de matemática é preciso calcular o tempo que cada uma das questões tomará para ser resolvida. O ideal é sempre escolher as mais rápidas e fazer primeiro. O bom senso de selecionar o que tem que ser resolvido na hora e o que deve ser deixado para o final da prova pode determinar a aprovação dos candidatos nos exames.

7 – Seja frio durante a prova: Além das áreas específicas da prova de matemática, o especialista da LFG chama atenção para o lado emocional. Ele explica que é preciso ficar de olho no tempo médio da resolução das questões e manter a calma. Muitas vezes o candidato lembra de uma fórmula que não se recordava antes quando esta resolvendo outra questão, por isso ter uma mente relaxada é fundamental.

Fonte: R7 Concursos


Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos