Como criar um bom roteiro de estudos? Descubra!


O roteiro é fundamental para que você tenha clareza dos passos que precisa seguir durante os estudos; saiba como montar o seu.

Um roteiro de estudos corresponde a uma sequência de atividades que você realizará durante o processo de aprendizagem de qualquer assunto. Ele é importante para que você tenha noção de todos os passos que precisa seguir, permitindo mais clareza e um estudo completo, uma vez que você executa procedimentos que permitirão uma melhor fixação dos conteúdos.

Diante disso, é possível compreender a importância de ter um bom roteiro de estudos, principalmente para você, concurseiro, que se dedica diariamente para alcançar a carreira pública desejada. Por essa razão, nesse texto você confere algumas dicas importantes de como criar o melhor roteiro, com dicas do aplicar no seu dia a dia em qualquer tema que precisa estudar.

Vamos lá?

1 – Assista videoaulas

Assistir videoaulas, com um professor explicando e exemplificando o conteúdo, é uma etapa fundamental e a primeira que você precisa colocar em seu roteiro de estudos. Os conteúdos em vídeo podem ser assistidos mais de uma vez, pausados para fazer anotações e acessados no dispositivo, espaço e horário que mais for confortável e adequado à sua rotina.

O G7 Jurídico conta com cursos 100% online para concursos públicos e OAB, ministrados pelos professores mais renomados do país! Clique aqui para conferir e escolher o curso para a carreira jurídica que tanto deseja.

2 – Não deixe de lado o material escrito

O material escrito também é fundamental para o estudo e é necessário colocá-lo em seu roteiro logo após as videoaulas. Livros e artigos, por exemplo, complementam o conteúdo estudado por vídeo e apresentam visões de outros especialistas no assunto estudado. Isso permite uma visão e um conhecimento mais amplo, tornando-o ainda mais preparado.

3 – Destaque os pontos mais importantes

Durante o estudo, crie o hábito de destacar os pontos mais importantes do conteúdo, usando marcadores para tornar o acesso mais fácil ou anotando em pequenos papéis, em forma de lembretes. Assim, na hora de revisar a matéria, fica mais fácil identificar e acessar esses assuntos mais relevantes.

4- Teste o seu conhecimento

Depois de todo esses processos, assistir videoaula, estudar material escrito e destacar as partes mais importantes, é hora de partir para a resolução de exercícios. Procure um bom livro de questões ou mesmo site de questões e treine, sempre prestando a devida atenção aos seus eventuais erros, que podem indicar uma necessidade maior de reforço num ou noutro assunto.

5 – Revise tudo sempre que possível

Já estudou toda a disciplina em vídeo e em livros ou artigos? Marcou as partes mais importantes? Resolveu vários exercícios? Agora, você tem em mãos todo um conteúdo bem estruturado, seguindo os pontos mais relevantes, para você revisar sempre que possível e manter o conteúdo fixo na cabeça. Lembre-se de sempre tirar um tempinho para fazer a revisão, pois assim você não esquece de nada na hora da prova.

Viu só como não é difícil criar um roteiro de estudos completo e eficiente? Agora, você só precisa separar as disciplinas que serão estudadas e aplicar esse roteiro em cada uma. Não se esqueça também de criar um bom cronograma, com as disciplinas que irá estudar em determinadas datas e horários. Assim, você não se perde, tira um tempo maior para os temas que possui mais dificuldade e segue uma linha de estudos produtiva.

--

FONTE: https://blog.g7juridico.com.br/como-criar-um-bom-roteiro-de-estudos-descubra/


PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
LOGO RA.png
grupo-gen.png

FORMAS DE PAGAMENTO

SEJA UMA EMPRESA OU PROFESSOR PARCEIRO:

Entre em contato com comercial@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com