top of page

5 dicas de como se motivar para estudar!

A motivação é um dos ingredientes básicos para qualquer concurseiro. Afinal de contas, se você não conseguir se motivar para estudar como conseguirá abrir a apostila ou a próxima videoaula? A motivação é o que vai te impulsionar para que você consiga atingir os seus objetivos, ou seja, conquistar a tão sonhada vaga no seu cargo público.


Você já entende o que é motivação e também percebe que está precisando de mais, especialmente se já está há muito tempo estudando sem ter um retorno. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas formas com as quais você pode conseguir motivação. Veja!


1. Tenha um pensamento voltado para o futuro


Focar nas dificuldades pelas quais está passando agora só vai deixar tudo mais difícil. As restrições para sair com os amigos, os gastos, a pressão familiar e a sua própria pressão para passar o mais rápido possível só o deixam mais distante da linha de chegada. Pense em como a sua vida será mais simples e mais fácil depois de concursado, como poderá ajudar a sua família e estar presente em todos os momentos com os amigos.


2. Reconheça as pequenas vitórias


Muitas pessoas só conseguem ficar felizes depois que cumpriram todo o edital, mas é possível se sentir satisfeito bem antes disso. Conseguiu acordar sem colocar no modo soneca? Isso já é algo para deixá-lo feliz. Cumpriu a meta do dia? Consegui fazer alguma atividade física? Fez as questões? Revisou o que estava proposto? Então, para cada tarefa que foi cumprida, você pode se sentir muito feliz e satisfeito consigo.


3. Foque no mais básico


Entenda uma coisa: sem uma boa noite de sono e sem uma boa alimentação, as coisas tendem a desandar. Essa história de comer macarrão instantâneo para ter mais tempo para estudar não leva a nada, aliás, pode levar você a um sério problema de saúde por causa de uma anemia. E muitos, que hoje são concursados, não perderam noites de sono, apenas se organizaram melhor. Portanto, é importante cuidar do corpo e da mente primeiro para depois pensar em estudar.


4. Tenha um mural dos sonhos


Você já ouviu falar do mural dos sonhos? Não estamos falando de coisa de filmes infantis ou de contos de fada, mas sim de uma estratégia que muitas pessoas usam para terem mais motivação. Você deve criar um mural repleto de imagens de coisas que você deseja e sonha. Por exemplo, tem um carro que você só compraria com o dinheiro de servidor? Então, coloque a foto dele lá. Tem uma viagem que pretende fazer com a família? Vai para o mural dos sonhos.

A questão é que o mural dos sonhos faz com que você consiga visualizar os seus objetivos de maneira mais fácil e assim, aumenta a motivação.


5. Tenha metas pequenas


Criar metas é uma hábito muito importante para alcançar os objetivos, mas quando você cria metas absurdas, o resultado é o não cumprimento e, como consequência, a frustração. Com isso, ficar desmotivado é muito mais fácil e é preciso ter cuidado para não abandonar o sonho da estabilidade financeira por causa disso.


Portanto, trace metas pequenas. Elas não precisam ser fáceis, afinal de contas, é necessário que sejam desafiadoras, mas não impossíveis de serem cumpridas.


--


FONTE: https://blog.focusconcursos.com.br/blog/geral/dicas/5-dicas-de-como-se-motivar-para-estudar

Últimas
bottom of page