Como a atividade física pode te ajudar nos estudos

Saiba os benefícios de se praticar regulamente alguma atividade física, quais os estímulos liberados pelo nosso corpo e os benefícios para quem estuda.


Em nossa última conversa sobre esse tema: “boas práticas que beneficiam os estudos”, falamos sobre alimentação: quais alimentos auxiliam em nossa memória e em nossa concentração.


Dando continuidade ao assunto, iremos entender que a prática regular de alguma atividade física é essencial para nossa inteligência, rendimento, concentração, memória.


Primeiramente, para termos um bom desempenho e alta disposição, precisamos de energia. Está é, portanto, a principal moeda que oferecemos em troca de a nossa mente corresponder de acordo com as nossas expectativas. Aliás, não há nada mais improdutivo que um corpo e uma mente cansada.


Dessa forma, vamos entender melhor como nosso corpo responde à prática de atividade física.


Relação entre atividade física e energia


Segundo os médicos, a energia é produzida na mitocôndria, organela cuja principal função é a geração de energia através da síntese do trifosfato de adenosina (ATP).


Sendo assim, quanto mais mitocôndrias tivermos, maior será a produção de energia e, consequentemente, mais motivação, concentração, inteligência.


E a principal ferramenta para aumentar e multiplicar a quantidade de células e incrementar a produção de energia chama-se atividade física, especialmente as de intensidade moderada e alta.


Exercícios Físicos e Ansiedade


O grande vilão de quem estuda, seja para vestibulares ou concursos, é a ansiedade e o estresse.


Conforme salientado, a atividade física é benéfica para a saúde física e mental e surge como uma alternativa estratégica para aliviar os sintomas da ansiedade. Já dizia o ditado: corpo são, mente sã e vice-versa.


Aliás, um dos principais remédios contra a ansiedade é se distrair, esquecer dos problemas.


Veja, os problemas são importantes em nossa vida; são eles que nos forçam a criarmos soluções. Contudo, é importante que ao menos durante um momento de nosso dia, esqueçamos por completo dos nossos desafios.


E as atividades físicas vêm como melhor resposta e solução.


Atividades Físicas e Hormônios


Já sentiu aquela sensação boa após finalizar alguma atividade física?

Isso ocorre devido à liberação de endorfina, uma das grandes responsáveis pela nossa sensação de bem-estar.


Esse hormônio extremamente importante é liberado pelo corpo durante e depois de um exercício físico.


Entretanto, a intensidade da atividade física influencia significativamente na produção e liberação da endorfina, sendo preferíveis atividades moderadas a intensas. Desse modo, dê preferência a exercícios aeróbios, como: corridas, bicicleta, natação, luta, dança.


Cumpre salientar, todavia, sobre a importância em não se cometer exageros, visto o risco de lesões. Portanto, saiba os limites do seu corpo e busque ajuda profissional para a execução correta de exercícios físicos mais difíceis, como os que envolvem flexão de joelho (agachamentos) e concentração de carga na lombar.


Atividade física e o sono


Engana-se quem acha que concurseiro bom é concurseiro que não dorme e não descansa. Muito pelo contrário, estudar para concurso é uma maratona, exige motivação e energia durante um longo período de tempo. Devemos sempre nos preocupar em não esgotarmos nossas energias no meio do caminho.


Para isso, o sono é essencial. É preciso que descansemos o suficiente para que nossas energias sejam respostas.


Sendo assim, quem pratica exercícios físicos regularmente consegue dormir mais facilmente, relaxar e descansar melhor, além de ter um sono mais profundo e de qualidade. Sente-se, também, mais disposto no outro dia e possui mais facilidade para manter um peso saudável.


Quantas vezes praticar exercícios físicos na semana


A recomendação para um adulto saudável é de 3 a 4 vezes por semana, com duração média de 30 a 60 minutos, incluindo os exercícios aeróbicos e de treino resistivo, como a musculação.


Nada de mais, não é mesmo? Uma meta relativamente fácil de ser cumprida.

A grande maioria das pessoas não sente prazer durante a prática de atividades físicas. Contudo, a sensação prazerosa vem, intensamente, após a realização dos exercícios e perdura por horas.


Destarte, não gostar de se exercitar não é desculpa para não se mover.


Principais Atividades Físicas


Veja quais são as melhores atividades físicas para praticarmos durante essa maratona de estudos.


1)      Dança


As aulas de dança são ótimas, não só para se relaxar, descontrair, fazer novas amizades e aprender novos estilos de dança, como é também uma excelente atividade aeróbia.


Em uma hora de aula gasta-se, em média, 350 calorias.


2)      Caminhada e Corrida


Atividades aeróbicas em geral, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, produzem um controle sobre a gordura corporal, evitando seu acúmulo, e atuam fortemente na produção de endorfina, melhorando humor e autoestima.


Em uma hora de caminhada gasta-se, em média 300 calorias. Enquanto que esse mesmo consumo energético pode ser obtido em meia hora de corrida.


3)      Musculação


A musculação é uma importante aliada não só no emagrecimento, como na aceleração do metabolismo, melhora do condicionamento, tonificação dos músculos e fortalecimento dos ossos, melhora da postura corporal, liberação de endorfina, além da redução do risco de diabetes.


Uma hora de musculação consome, em média, 245 calorias.


4)      Natação


A natação é considerada um exercício completo. Isso porque, durante a prática, são usados quase todos os músculos do seu corpo, com a grande vantagem de ser uma atividade de impacto quase nulo, uma vez que a água não força as articulações.


Em uma hora de natação gasta-se, em média, 600 calorias.


5)      Lutas (Artes Marciais)


Criadas para auxiliar na defesa dos praticantes, as artes marciais atualmente visam, principalmente, o desenvolvimento psicológico e moral dos praticantes.

Além de autocontrole, as lutas exigem movimentação de todo o corpo e, consequentemente, de todos os músculos. Ajuda, portanto, na tonificação muscular, aceleração do metabolismo, e fortemente na perda de peso.


Em uma hora de artes marciais gasta-se, em média, 700 calorias.


Finalizando


Desta forma, para quem busca melhora em sua disposição e performance nos estudos, além da sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria, nada melhor do que a prática de atividades física.



--

FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-a-atividade-fisica-pode-te-ajudar-nos-estudos/

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos