top of page

Como retomar o estudo para concursos durante a pandemia?

Se você deseja retomar o foco no estudo para concursos durante a pandemia, confira, nesse artigo, algumas dicas que vão lhe auxiliar.


Retomando o foco no estudo


O ano de 2020 foi difícil para muita gente: seja na área da saúde, na vida financeira ou nas incertezas em relação a outras áreas da vida, certamente esse ano trouxe muitas mudanças.

No âmbito dos concursos públicos, não foi diferente. Os concurseiros enfrentaram o adiamento dos editais, a suspensão das provas, e se dedicaram a manter a rotina de estudos, que naturalmente já é desafiadora, apesar de tantas incertezas quanto ao futuro.


Ocorre que, evidentemente, muitos encontraram dificuldades em manter a constância nos estudos. Em meio a tantas dúvidas, a motivação diminuiu e outros objetivos falaram mais alto. Com isso, o foco de muitos concurseiros se perdeu ao longo dos meses.


No entanto, acabamos de iniciar um novo ano, e, embora muitos desafios ainda estejam presentes na vida de todos nós, são inúmeras as oportunidades que também estão por chegar.


Assim, se você é concurseiro e deseja retomar o foco no estudo para concurso durante a pandemia, esse artigo é para você. Leia atentamente cada dica e dedique-se para fazer de 2021 um ano diferente e muito melhor.


Partir do zero ou do meio do caminho?


Antes de tudo, para retomar o foco no estudo para concurso, você deve saber em que ponto da trajetória de estudos você está. Assim, identifique o momento em que você parou de estudar, perceba o quanto de conteúdo você já aprendeu e reflita se, após o período transcorrido, os seus planos ainda continuam os mesmos.


Talvez você ainda não tenha finalizado as matérias básicas e essenciais do concurso que deseja, ou então pode ser que você já tenha até fechado o edital (caso em que deverá focar em revisar e fazer muitas questões a partir de agora).


É possível que você perceba que seu objetivo se mantém o mesmo, sendo necessário apenas retomar o foco no estudo e revisar alguns conteúdos. Se for esse o caso, ótimo: bastará uma boa organização (e um material atualizado) para você engrenar novamente nos estudos.


Por outro lado, é possível que você mude de ideia em relação ao seu foco de estudo: que você decida mudar de área, considerando os editais que estão por sair, ou mesmo tentar um outro concurso dentro da área para a qual você já vinha se dedicando.


De qualquer forma, nesse momento, o importante é tomar consciência de onde você parou e aonde você quer chegar. É isso que manterá sua disciplina sempre presente, mesmo nos dias em que a motivação não estiver com você.


Organizar a rotina para retomar o foco no estudo


Uma vez definido o seu foco de estudos, é preciso se organizar. Separe o material que você vai utilizar, compre um curso atualizado, se for o caso, e decida a carga horária que você vai dedicar a essa jornada.


Crie um novo cronograma e estabeleça suas metas. Entenda que, no início, você pode ter um pouco de dificuldade em se concentrar, pela perda do hábito.


No entanto, persista, pois, para retomar o foco no estudo, é preciso ter constância. Assim, inicie com uma carga horária menor e, progressivamente, aumente o seu tempo de estudo.


Ainda em relação à organização, uma boa sugestão é você estabelecer uma data fictícia para a sua prova, caso ainda não tenha sido publicado o seu edital. Isso poderá auxiliar você a se manter obstinado na conclusão de suas metas diárias.


Além disso, programe metas diárias e semanais no seu cronograma de estudos. Avance gradualmente, sem temer a extensão do conteúdo, tendo a certeza de que você o estudará de forma diluída ao longo dos meses.


Um dos grandes erros dos concurseiros é estudar as aulas de forma muito rápida (e sem dedicar a devida concentração a elas), apenas para terem a sensação de que avançaram bastante.


Não queira compensar o “tempo perdido” estudando de forma acelerada e desatenta. Não se engane: se você não estudar com cautela e atenção cada um dos tópicos, terá de dedicar muito mais tempo no futuro para revisar os respectivos conteúdos.


Nesse sentido, lembre-se de que é a soma do seu esforço diário, da conclusão de cada aula, da realização de questões de cada conteúdo, que resultará na sua tão sonhada aprovação.


O combate às distrações


Em seguimento, outro fator importante para que você conseguir retomar o estudo para concursos durante a pandemia é o combate às distrações. Dentro desse ponto, podemos enquadrar muitas variáveis, que influenciam na sua concentração.


Inicialmente, não há como não abordar o famigerado celular: as notificações constantes são umas das maiores inimigas dos concurseiros. Saiba estabelecer limites às suas consultas ao celular, deixe o aparelho em outra peça ou guarde-o em uma mochila. Além disso, colocar seu smartphone no modo avião é outra ideia que ajuda bastante os alunos.


No mais, procure informar à sua família ou àqueles que moram com você que, a partir de então, você irá retomar o foco no estudo e que precisará de silêncio em determinados períodos. Isso evita que as pessoas interrompam seu estudo para falar de assuntos diversos.


Por fim, em época de pandemia, uma sugestão importante é que você defina os horários nos quais você consultará as notícias. Não pare constantemente de estudar para ver se há alguma novidade. Acredite que, se for demasiadamente importante, você ficará sabendo logo. Caso contrário, mantenha-se focado e leia sobre assuntos não relacionados ao estudo nos momentos já definidos para isso.


Fatores emocionais


Até então, falamos de alguns fatores externos, que podem influenciar no seu estudo: organização, foco, distrações… Porém, além de tudo isso, sabemos que há fatores internos com os quais você deve entrar em contato, já que influenciam diretamente seu desempenho.


Abandone o fetiche da motivação


Inicie cortando a ilusão de que você estará motivado diariamente para estudar. Se você já estudou por um determinado período, sabe que isso não acontece. Na verdade, o que deve nos manter estudando é a nossa disciplina, e ela vem a partir do foco que é definido inicialmente.


Assim, após definir o seu objetivo, concentre-se nas suas metas diárias, e não dê voz a pensamentos que te dizem que você está sem vontade ou que não irá conseguir concluir as atividades do dia.


Tranquilidade e humildade para retomar o foco no estudo


Além disso, tenha tranquilidade e humildade suficientes para dar alguns passos para trás se for necessário. Isso porque é natural que você não se lembre de alguns conteúdos já estudados ou que você identifique que seu percentual de acertos diminuiu.


Lembre-se: você está recomeçando. Todo início tem suas dificuldades, mas, se você superá-las, conseguirá criar o hábito de estudar e, assim, tudo ficará mais fácil depois.


Tire o foco das dificuldades


Em seguimento, lembre-se de que as consequências da pandemia atingiram a todos, em maior ou menor grau. Então, não foque nas dificuldades enfrentadas por você nessa tentativa de retomar o foco no estudo.


Por outro lado, agradeça pela oportunidade que você tem de estudar, lembre-se de que, se a prova foi adiada para você, também foi para todos os outros candidatos, e não esqueça de que esse período é passageiro.


Foque naquilo que está ao seu alcance


Por fim, vale lembrar que nem tudo está sob seu controle e que a sua dedicação deve se voltar justamente à parcela de variáveis que, sim, você pode controlar.

Assim, a depender da sua circunstância, você pode decidir levantar mais cedo ou dormir mais tarde; pode se determinar a não usar o celular enquanto está estudando e a concluir todas as metas de estudos do dia antes de descansar.


Concentre-se, diariamente, na parcela que depende de você e não abra mão de, com ou sem motivação, cumpri-la com exatidão. Acredite que todos os aprovados já estiveram no seu lugar, com dificuldades diferentes, mas com a mesma vontade de serem aprovados. Com foco e constância, eles chegaram lá e você, certamente, pode chegar também.

Bons estudos!


-- FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/retomar-o-estudo-para-concursos-durante-a-pandemia/

Últimas
bottom of page