top of page

Concurso Aeronáutica: edital traz 891 vagas de sargento da reserva

A Aeronáutica divulgou editais que juntos somam mais de 800 vagas para o cargo de sargento da reserva, em diferentes especialidades. Veja!



Saíram os editais do concurso Aeronáutica com 891 vagas para quem possui o nível médio/técnico. O Comando da Aeronáutica divulgou os editais no Diário Oficial com vagas para sargentos da reserva, que ingressarão no próximo ano (QSCon 1-2021).As oportunidades são para diversas especialidades.


Os aprovados prestarão serviço militar voluntário, em caráter temporário. Além das vagas gerais, que contemplam diversas áreas, foi publicado um edital específico para músicos e para atletas. 


São oferecidas chances para as especialidades de Administração, Cartografia, Comunicações, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Laboratório, Logística, Mecânico de Aeronaves, Meteorologia, Motorista, Nutrição e Diética, Obras, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Pavimentação, Química, Radiologia e Topografia. 


O edital para músicos traz as subespecialidades de Fagote, Harpa, Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo Acústico.


Já as vagas para atletas contemplam as modalidades de Atletismo, Basquete, Basquete 3x3, Canoagem, Ciclismo BMX, Ciclismo Montain Bike, Lifesaving, Maratona Aquática, Natação, Paraquedismo, Tiro Esportivo e Tiro com Arco.


Há vagas para sete unidades de Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica. São elas: Belém, Brasília, Canoas, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.


Confira quais são os requisitos para participação


Os candidatos devem ficar atentos aos requisitos para participação. Além do ensino médio, as vagas exigem formação técnica em suas respectivas áreas. As vagas para as especialidades de Produção de Áudio e Vídeo e Processos Fotográficos, por exemplo, não exigem o curso técnico, mas para concorrer é preciso ter registro profissional.


Já as vagas para músicos e atletas também não têm como exigência o curso técnico. Mas, no segundo caso, o candidato deve comprovar cadastro na Confederação Brasileira de sua respectiva modalidade.


As vagas podem ser concorridas paor candidatos de ambos os sexos. No caso dos atetlas, as oportunidades são igualmente distribuídas. Ou seja, 24 vagas para homens e 24 para mulheres.


Os concorrentes também devem ter idade máxima de até 40 anos na data de incorporação.


Como se candidatar a uma vaga do concurso?


As inscrições do concurso terão início às 10h desta sexta, 6 de novembro, e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 18 do mesmo mês. Os interessados devem se cadastrar na página da seleção . 


Ao acessar a página os candidatos deverão realizar seu cadastro, durante o período de inscrição pré-estabelecido. Depois disso, o concorrente receberá em seu e-mail um link para ativação desse cadastro. 


Neste e-mail haverá um link que redicionará o candidato a fazer login com e-mail e senha cadastrados e, então, realizar a inscrição, por meio do preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI). O formulário deverá ser preenchido com informações pessoais e profissionais dos concorrentes. Não há cobrança de taxa.


Concurso Aeronáutica para sargentos da reserva terá oito etapas


A seleção dos candidatos será realizada por meio de oito etapas de avaliação. São elas:

  1. Entrega de Documentos;

  2. Validação Documental;

  3. Avaliação Curricular;

  4. Concentração Inicial;

  5. Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica;

  6. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;

  7. Concentração Final; e

  8. Habilitação à Incorporação.

As especificações de cada uma das etapas está disponível no edital de abertura da seleção. Apesar do concurso não conta com uma etapa de prova objetiva, o Teste de Condicionamento Físico requer uma boa preparação dos concorrentes.


A avaliação será composta por atividades de flexão e extensão de membros superiores com apoio de frente sobre o solo (10 repetições para homens e seis para mulheres); flexão do tronco sobre as coxas (20 repetições para homens e 14 para mulheres)e corrida em 12 minutos (1.800m para homens e 1.600m para mulheres).


Os concorrentes às vagas de músicos farão, além de todas essas etapas, uma prova prática. O teste físico para atletas apresenta mudanças em relação ao número de repetições das atividades e na distância da corrida.


Os aprovados no concurso, ingressarão como terceiros-sargentos e serão incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica. Ao serem incorporados os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP). De acordo com a tabela de soldos 2020, o valor para esse  posto este ano é de R$3.825. 

O estágio terá duração de 12 meses, dividos em três fases:


  • 1ª fase: com duração prevista de 54 dias corridos, será realizada em uma das Organizações Militares, descritas no Anexo C do edital, ou em outras designadas pelo COMAER. Esta será a fase de adaptação dos incorporados à atividade militar por meio da instrução militar e treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento militar e de emprego de tropa;


  • 2ª fase: visa a adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação;


  • 3ª fase: visa ao aprimoramento profissional.

--

FONTE: https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/noticias-concursos/concurso-aeronautica-sargentos-reserva

Últimas
bottom of page