top of page

Concursos: Como conseguir estudar mais em menos tempo

Uma técnica ajuda você a adquirir o hábito de estudo diário para atingir a aprovação


Muitos concurseiros se deparam com materiais de estudo complexos e criam cronogramas longos, afinal, precisarão de horas e horas por dia para aprender tudo. O que poucos sabem é que há um método para estudar com mais qualidade mas aplicando menos esforço e tempo.


Essa técnica requer de você uma concentração de pelo menos 10 minutos diários. Isso mesmo. Para quem tem a meta de passar em concurso, claro que apenas esse tempo por dia parece bem pouco.


Porém, esse período pequeno servirá para quem ainda não possui o hábito de estudar embutido em sua rotina. Então, esse método irá ajudar – e muito – a incluir o estudo de maneira natural, aos poucos, e sem “forçar a barra”.


Por que é difícil começar a estudar para concursos?


Quem já estuda a tempos para concursos sabe o quão complicado é o começo. E quem está chegando agora nessa prática, deve estar se perguntando por onde iniciar.


Isso porque é normal ter dúvidas e até medo. Afinal, muitos aprovados em concurso dizem ter se dedicado horas e horas diárias até o dia da prova.


A partir disso, é claro que você já chegará com muita ansiedade para começar a estudar. Você já não tem o hábito diário de aprender conteúdos, imagine se deparar com tantos materiais diferentes, que nunca viu e que demandam uma super atenção?


Quando o nosso cérebro se vê frente a uma meta grandiosa demais, fica praticamente impossível dar continuidade à tarefa por muito tempo.


Sendo assim, o método para se adaptar com pelo menos 10 minutos de estudo é essencial para quem se vê diante dessa dificuldade.


Como estudar menos, porém com mais qualidade?


A primeira dica para quem se preparará para concursos, mas estudar por longas horas ainda está fora de cogitação, é estabelecer um cronograma com as matérias prioritárias. Elas estarão no Edital do seu certame.


Depois disso, escolha um horário bom para você estudar. E também delimite uma quantidade de tempo que seja razoável para aprender certos conteúdos de forma precisa, sem se desconcentrar. Essa definição é bem particular.


Uma sugestão bacana é apostar no método Pomodoro. Ele consiste em por o cronômetro para rodar até 25 minutos. Nesse tempo você deverá estudar sem parar e logo após descansará por cinco minutos corridos.


Pode ser um Pomodoro de 25 minutos por dia até que você se acostume. Aí você irá aumentando gradativamente.

--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/educacao/estudar-mais-em-menos-tempo/

Últimas
bottom of page