top of page

Dicas de estudo: Como aproveitar as horas vagas durante o dia


Manter a concentração para estudar não é uma tarefa fácil e, para aqueles que têm que passar longas horas estudando, o desafio pode ser ainda maior. Nesse sentido, saber aproveitar os pequenos momentos livres na rotina pode ser a chave para melhorar seu aproveitamento.


Alguns estudantes acham que a falta de concentração é um sinal da sua incapacidade de aprender determinado assunto. No entanto, pensar assim é um grande erro, pois essa é uma ideia desmotivadora e pode levar o candidato à desistência.


É normal que o cérebro nem sempre esteja aberto a estímulos, e isso pode acontecer também na hora de estudar. O grande segredo é saber converter esse momentos de distração em foco. Nesse sentido, existem alguns hábitos que podem ser eficientes.


O que fazer?


Em primeiro lugar, faça uma lista. Ter um bom planejamento vai ajudar a manter a concentração nas atividades que tem que realizar. A auto análise também é fundamental. Analise sua rotina e sua demanda de tarefas diárias e busque momentos oportunos durante o dia para realizá-las. Descubra em qual horário você costuma render melhor.


Além disso, busque ferramentas e aplicativos que otimizam o tempo. Talvez seja difícil ficar muitas horas concentrado lendo uma apostila, mas existem uma infinidade de possibilidades de acessar conteúdos de modo mais dinâmico e interativo. Procure podcasts, audiobooks, filmes, séries e videoaulas que ajudem a contextualizar os assuntos e que se encaixem nas horas vagas das quais você dispõe. Isso pode ser o que seu cérebro precisa para aumentar o foco.


Outra dica importante é variar os assuntos e intercalar as matérias. Vá aumentando a complexidade dos assuntos de acordo com o ritmo do seu aprendizado. Elabore mapas mentais, quadros, grifos e resumos. Explore todos os suportes disponíveis, principalmente aquele portáteis que permitem acesso a conteúdo de modo remoto e mais prático.


Quando possível, faça anotações, pois esse hábito ajuda a compreensão dos assuntos. Então, escreva as informações que merecem destaque e use marca texto. Procure sempre um local organizado e tranquilo, longe de distrações, mas não se prenda a isso, pois aquela hora que você passa no ônibus pode ser ótima para assistir uma videoaula o ouvir um podcast.


Por fim e acima de tudo, respeite seu tempo. Não adianta querer aprender tudo ao mesmo tempo. De espaço para seu cérebro absorver e fixar as informações com calma.


FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-estudo-como-aproveitar-as-horas-vagas-durante-o-dia/

Últimas
bottom of page