top of page

Estudantes: 3 erros de organização para você evitar


A organização é peça fundamental em uma rotina de estudos. Contudo, muitos estudantes acabam cometendo alguns erros que podem acabar comprometendo sua vaga em concursos públicos, vestibulares e Enem.


Afinal, para obter um aprendizado satisfatório, deve-se ter uma boa organização. Ou seja, se o estudante não for organizado, terá ainda mais dificuldade em absorver todo conteúdo necessário para ser aprovado.

Dessa maneira, pensando em ajudar nisso, vamos destacar 3 erros comuns cometidos por milhares de estudantes que sonham em ser aprovados nas avaliações que estão por vir, acompanhe!

3 erros para extinguir da sua rotina de estudos


Muitos estudantes perdem a tão sonhada vaga em concursos públicos, vestibulares e Enem justamente por cometer alguns erros que muitas vezes podem ser evitados.


Selecionamos 3 falhas na organização cometidos por muitos concurseiros e vestibulandos e que, se corrigidos, podem fazer a diferença durante a preparação para as avaliações, veja!


Não ter um local ideal para estudos


Ter um canto definido para estudo tornou-se fundamental para conseguir absorver o aprendizado, tal qual conseguir seguir o cronograma de estudos.


Afinal, sem um local adequado os materiais tendem a ficar espalhados pela casa, sem nenhuma organização, pois em determinadas situações o estudante se vê obrigado a mudar de local.


Por isso, ter um local para estudar tornou-se fundamental para organização, pois sem um lugar definido, problemas poderão aparecer, como a falta de concentração, impactando diretamente no aprendizado.


Deixar algumas matérias de lado


Muitos candidatos cometem esse erro, podendo custar caro na hora da avaliação. Afinal, deixar de dar atenção a qualquer matéria que consta no edital praticamente pode eliminá-lo da disputa.


O fato é que diversos estudantes deixam de lado certas disciplinas por não gostarem tanto ou por terem maior dificuldade no aprendizado nela. Dessa maneira, acabam postergando e às vezes, esquecendo de equilibrar seus estudos.

Aqueles que almejam mais certeza de boas colocações devem se dedicar às matérias do certame ou vestibular com o mesmo foco. Claro que há aquelas que precisam de mais tempo para aprendizado ou que têm um peso maior na prova. Contudo, jamais deixe para trás qualquer assunto que possa cair.


Falta de organização com os materiais produzidos


Muitos alunos acabam fazendo resumos, fichas, mapas mentais, entre outros, o que pode ajudar bastante na hora de estudar. Entretanto, sem manter essas anotações em ordem pode mais atrapalhar.


Essa falta de organização pode fazer perder todo o esforço na elaboração desse material. E provavelmente terá que repassar toda a matéria e montar todo o processo novamente.


Ou seja, torna-se uma atividade maçante e desestimulante, podendo afetar o aprendizado em determinados assuntos, portanto, organize por matéria e assunto todo conteúdo que você produzir, para posteriormente você realizar uma revisão produtiva.


Por fim, se você estuda por computador, organize as pastas por matéria, temas, e deixe tudo de uma maneira que você se lembre onde colocou cada assunto.


--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/3-erros-de-organizacao-nos-estudos/

Últimas
bottom of page