Técnicas para melhorar sua memória nos estudos

Conheça as melhores técnicas para melhorar sua memória e arrebentar nos estudos.





Você já teve um “branco”? Quando você mais precisa de uma informação ela simplesmente desaparece em sua mente. Esse problema é muito comum e também fácil de resolver. Tudo está ligado a seus hábitos e a maneira como você utiliza sua memória.


Mas afinal, o que é Memória?


A utilizamos o tempo todo para tudo. Sem memória não haveria aprendizado e talvez nem soubéssemos quem nós somos. A memória foi crucial para o desenvolvimento da humanidade e para que aprendêssemos com nossos erros.


1. Mantenha seu pensamento organizado.


Ordene aquilo que deseja lembrar. Assim como memorizar passagens bíblicas, por exemplo: a Bíblia possui 66 livros, divididos em Velho e Novo testamento. O Velho tem 39, que vai de Gênesis a Malaquias e o Novo 27, que vai de Mateus a Apocalipse.


2. Use métodos de relaxamento.


Assim que for começar a estudar algo, procure respirar pausadamente e relaxe toda sua musculatura. Ao relaxar os músculos reduzirá a ansiedade sentida antes de se aprender algo novo.


3. Utilize estratégias mnemônicas (conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização).


Faça com que o seu aprendizado seja mais rápido utilizando métodos diferentes de simples leituras. Exemplo: Como gravar os princípios da Administração Pública do art. 37 da Constituição? Use a sigla LIMPE, formada pelas primeiras letras de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.


Ajuda bastante a memorizar quando se associa o que está lendo com o que se passa em sua volta. Por exemplo: associe um numeral àquele ônibus que passou, quando precisar lembrá-lo, pense no número do ônibus que terá que pegar.


5. Não perca noites de sono.


Valorize aquele soninho gostoso! Durma de 6 a 8 horas por noite.


6. Utilize rimas e músicas que envolvam o conteúdo.


7. Não deixe para depois.


Faça agora aquilo que for necessário! Se for um recado ligue logo para a pessoa ou deixe um bilhete na geladeira.


8. Revise com frequência.


Sempre que possível revise o que foi estudado, pois quanto maior o tempo de exposição daquele conceito, mais fácil será para memorizar.


9. Mantenha sua saúde em dia.


Cuide bem do seu corpo e mente. Pratique exercícios físicos e coma alimentos saudáveis. Males como uma simples gripe ou resfriado podem atrapalhar sua memorização.


10. Descanse o seu cérebro.


Da mesma forma que o corpo, o cérebro também precisa de descanso. Dê um tempo para ele, assim a mente terá tempo para assimilar melhor o que foi estudado. Após cada 1 hora de estudo tire uns dez minutos para descansar.

--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/tecnicas-para-melhorar-sua-memoria-nos-estudos/

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2020 Planeja Concursos