10 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO EXAME DA OAB

Não deixe a sua preparação para a última hora. Isso não significa que você irá fazer um curso específico para a OAB ou se preparar com afinco como se estivesse no final do curso. A minha dica é que a partir do 7º período você comece a fazer questões da OAB sobre os assuntos que você aprendeu em sala de aula. Assim, você irá se habituar ao estilo das questões durante todo este tempo além de ser uma ótima forma de estudo para as provas da faculdade. Mantenha suas anotações de aula bem organizadas. Quando a prova se aproximar, as suas anotações de aula serão essenciais. É impossível estudar todos os assuntos para a OAB por meio de doutrina, e caso seu caderno seja completo você não sentirá dificuldade neste momento da preparação.
Monte uma apostila somente com provas anteriores da OAB. Você consegue acessar as provas no site da banca examinadora. Imprima várias provas, encaderne, e sempre que tiver um tempinho livre faça exercícios dos assuntos que você já estudou.
Faça a prova assim que possível, deste modo você não irá sentir-se pressionado e com a obrigação de ser aprovado. Podem realizar a prova os alunos que estejam matriculados nos últimos dois semestres da faculdade. Mas atenção! Dependendo da data da prova, se você estiver no final do 8º período, já pode se inscrever, pois provavelmente quando for realizar a prova, você já estará matriculado no 9º período. Assim, não precisa esperar o início do semestre letivo para se inscrever para o próximo exame.
Tanto quanto o conhecimento, a resolução de questões anteriores é importante para a provação na prova da OAB. É certo que sem conhecimento teórico a aprovação não irá acontecer. Mas tão importante quanto o conhecimento teórico, é saber fazer a prova da OAB. Por isso a importância da dica nº2 em sempre fazer questões anteriores da OAB. O aluno que está habituado a fazer exercícios é salvo no momento da prova quando ocorrer o “branco”. Faça muitas questões e você irá perceber que a aprovação não é um bicho de sete cabeças.
Com a proximidade da prova foque o seu estudo na resolução de exercícios. O edital é muito grande e o tempo da inscrição até a data da prova é curto. Então foque o seu estudo, neste momento, com a resolução de exercícios e a leitura das anotações que você possui. Somente nos pontos de dúvida ou que julgar mais complexos você busca a doutrina para o aprofundamento. Existem resumos específicos para a OAB, de excelentes editoras, que também podem te ajudar nesta etapa.
Tenha uma programação de estudo. Mesmo que seu estudo seja por meio de exercícios, programar o seu estudo é muito importante. Tendo um planejamento de estudo você saberá o que e quando estudar, quais pontos deve focar e dar atenção especial, e terá uma previsão de quando irá finalizar o seu estudo para a prova. Conheça os planos de estudo para a OAB. Clique aqui!
Priorize o estudo da disciplina de Ética. A disciplina de ética tem conteúdo pequeno e grande peso na prova. Então priorize essa disciplina, estudando todos os dias um pouco ou, caso não seja possível, reserve os finais de semana para se dedicar a esta disciplina.
Faça simulados. Fazer simulados ajudará você adaptar a quantidade de questões ao tempo disponível para a prova. No dia o tempo voa, e se você já fez simulados anteriormente saberá melhor como lidar com essa situação.
Comece a prova pelas questões e matérias que v tem mais facilidade. Começar a prova pela parte que você tem mais afinidade ajuda a diminuir a ansiedade e você entra no ritmo da prova mais rápido. Após, priorize as disciplinas que têm maior peso.
Para a segunda etapa faça um curso específico. A segunda etapa da prova da OAB depende de muitos conhecimentos específicos de como montar uma boa peça prática, remissões nos códigos e também do que é permitido e o que é proibido, além de que o professor irá lecionar exatamente o que você precisa saber para passar. Ele irá “direto ao ponto”. Por isso eu recomendo um curso.
Autor: Isabella Almeida Reprodução autorizada desde que citada a fonte.