Mesa de estudos deve estar organizada; veja dicas

 

Livros e apostilas abertos sobre a mesa, lápis e canetas espalhados, montes de papéis empilhados e pouco espaço para conseguir realizar suas tarefas.

 

O ambiente caótico descrito acima faz parte da vida de vários estudantes - afinal, quem nunca? Mas quando o assunto é produtividade, especialistas reforçam que a prática pode prejudicar a qualidade do estudo.

 

Segundo a consultora em organização pessoal Fernanda Belisário, 47, manter o local de estudo organizado é fundamental, pois evita possíveis distrações, otimiza o tempo entre uma tarefa e outra e não estressa. "Com a organização você não perde tempo procurando as coisas. Você consegue saber o que é prioridade", afirma. "No ambiente bagunçado a pessoa pode se sentir um pouco sufocada. Por isso, o quarto [ou outro local de estudo] também não deve estar nessa zona."

 

Como sugestão, Fernanda indica setorizar a mesa e o material de estudo, ou seja, manter por perto apenas o material de uma disciplina por vez. "Agora é hora de estudar matemática, então só vai ter aquilo da disciplina. Mesmo que depois vá estudar português. Quando terminar matemática muda o material para o de português", explica.

 

Para Estela Fagundes, fisioterapeuta e especialista em ergonomia, o excesso de coisa sobre a mesa também pode causar desânimo, pois acaba gerando inconscientemente uma sensação de incapacidade. "O estudante acaba pensando 'tenho muita coisa pra estudar e não consigo colocar em ordem'".

 

Em relação aos demais objetos que a mesa de um estudante pode conter, Estela sugere que na região mais próxima ao estudante estejam apenas as coisas que ele utilizará com maior frequência, como canetas, lápis, apostila ou livro que está lendo e o caderno. 

 

Autor: Bruna Souza Cruz

Fonte: Uol

Please reload

Últimas
Please reload

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg
Logo_cursoenfase.png

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32