Indicação Bibliográfica para os Concursos de Tribunais

Escolher a bibliografia adequada para cada concurso é essencial para os estudos. Alguns concursos exigem um conhecimento teórico mais aprofundado. Já outros, o conhecimento da legislação revela-se muito mais importante do que o estudo da doutrina.
Pensando nisso, notadamente pela importância de se ter um material adequado para os estudos, vou listar abaixo sugestões bibliográficas para o estudo voltado para o concurso de Tribunais.
Importante destacar que para técnico de tribunais, e até mesmo para analista em certas bancas, como a Fundação Carlos Chagas – FCC, por exemplo, o estudo da legislação é de suma importância sendo que nas provas a letra da lei é cobrada com muito mais freqüência do que o entendimento doutrinário. Porém, a doutrina pode ajudar você, principalmente se não for da área do direito, a conhecer os institutos jurídicos e compreender com mais facilidade a legislação, teorias, entendimentos divergentes e até mesmo entendimentos jurisprudenciais que tem se revelado de muita importância nos concursos mais recentes.
Aqui vai a minha sugestão bibliográfica:
Direito Administrativo:
a. Curso de Direito administrativo - Rafael Carvalho Oliveira.
b. Direito Administrativo Descomplicado: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
Direito Constitucional:
a. Direito Constitucional Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.
b. Direito Constitucional - Sylvio Motta.
Direito Civil:
a. Manual de Direito Civil - Flávio Tartuce
Processo Civil:
a. Manual de Processo Civil - Daniel Amorim
b. Curso Didático Direito Processo Civil – Elpídio Donizetti
Direito do Trabalho:
a. Direito do Trabalho sintetizado - Gustavo Cisneiros
b. Direito do Trabalho – Vólia Bonfim
Processo do Trabalho:
a. Curso de Direito processual do trabalho - Gustavo Garcia
Direito Eleitoral:
a. Direito Eleitoral - Raquel Cavalcanti Ramos Machado
Língua Portuguesa:
a. A gramática para concursos Públicos - Fernando Pestana
Direito Penal:
a. Direito Penal esquematizado - Cleber Masson.
Processo Penal:
a. Curso de Processo Penal - Nestor Távora.
Direito Tributário:
a. Direito Tributário Esquematizado - Ricardo Alexandre
Lembre-se que mesmo que determinados livros sejam mais apropriados para o seu concurso, é de fundamental importância que você se identifique com a linguagem do autor. Antes de adquirir qualquer livro eu sempre dou uma lida em algumas páginas para verificar se me identifico com a linguagem. Faça o mesmo também!
E se você gostou compartilhe com seus amigos, porque dica boa tem que ser compartilhada.
Bons estudos!
Autora: Isabella Almeida
Consultora em Concursos Públicos e OAB