Cuidados na hora de contratar um coaching ou planejamento de estudo

 

 

 

 

Lembro-me da época da minha preparação intensa para concursos públicos. Era um estudo solitário. Muitas vezes somente eu, meus poucos livros (minha grana era curta) e vídeo aulas.

 

Nessa época pouco se fala sobre coaching, planejamento de estudos nem se pensavam nisso e eu me perguntava como orientar meus estudos, já que estudava em casa e não tinha a orientação de um profissional.

 

Com o passar do tempo fui aprendo a estudar, descobri as minhas melhores formas de fixar conteúdo, meus melhores horários. Tudo à custa de muito esforço e horas de estudo. Foi nessa época que criei meu planejamento de estudos. Era uma ferramenta bem prematura e de uso pessoal (não imagina que futuramente pudesse ajudar tantas pessoas. Mas enfim, sobre como surgiu o planejamento é um papo que iremos conversar outro dia).

 

Após meses de estudo e após começar a traçar a minha estratégia de estudo com o plano que eu havia criado, as minhas primeiras aprovações começaram a acontecer. E espantem vocês, consegui isso “somente” com muito estudo, meu planejamento, meus poucos livros e minhas aulas online.

 

Hoje temos coaching, planejamentos de estudo, edital esquematizado e uma série de ferramentas fantásticas que auxiliam nos estudos e podem encurtar o tempo de aprovação.

 

Mas diante dessa avalanche de propagandas que eu vejo diariamente sobre esses profissionais eu sempre me pergunto: Será que essa pessoa já foi aprovada em algum concurso público? E espantem você, a maioria NUNCA foi aprovada em nenhum concurso público!

 

Vejo uma séria de pessoas vendendo editais esquematizados (até aí tudo bem, porque eu costumo brincar que isso é uma mega ajuda para quem tem preguiça de dividir o edital), planejamento de estudo, serviços de coaching, sem nunca terem sido aprovadas em um concurso público. Como pode uma pessoa que não passou por tudo isso que você passa, nunca foi aprovada em um concurso público ou OAB quer ensinar você a alcançar seu objetivo?

 

Diante disso, espantada com o resultado da rápida análise que fiz, constatei que infelizmente estamos diante de vendedores de sonhos. Pessoas que nunca passaram pelo caminho que você está passando tentando ensinar você o caminho da aprovação.

 

Tenho recebido várias perguntas sobre esse assunto, e por isso vou aqui listar alguns cuidados que você deve tomar ao contratar um profissional que irá te auxiliar nos estudos.

  1. Se você estuda para concursos públicos, esse profissional foi aprovado em algum concurso?

  2. Se você estuda para OAB, esse profissional foi aprovado na OAB?

  3. Esse profissional te transmite segurança e conhecimento no que ele quer ensinar?

  4. Ele se parece mais com um vendedor ou um profissional de ensino (pode parecer bobeira, mas repare bem essa característica rs).

  5. Há quanto tempo esse profissional trabalha nessa área?

  6. Como foi criado o método por ele adotado se ele não estuda para concursos e nunca foi aprovado?

Tenha cuidado no momento de escolher quem irá ajudar você. Isso é o seu sonho e projeto de vida. Com esforço e dedicação tenho certeza que você também será aprovado!

 

Bons estudos!!!

 

Autor: Isabella Almeida

Please reload

Últimas

September 13, 2019

Please reload

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg
Logo_cursoenfase.png

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32