top of page

Estudar para concurso sozinho: Veja 10 dicas


Você quer se tornar um servidor público? Então confira dicas para estudar sozinho e ir bem nas provas.

Veja como estudar para concurso sozinho!

Conquistar um cargo público exige muita dedicação e disciplina. Os concursos são sempre concorridos, o foco é imprescindível para conseguir uma boa classificação.

Estudar sem a ajuda de cursos preparatórios demanda ainda mais esforço do candidato. É preciso aproveitar os livros, os materiais disponíveis na internet e conhecer todo o conteúdo abordado nas provas com antecedência. Passar em um concurso público não é impossível, mas o preparo intenso é necessário para garantir a vaga.

Aprenda a estudar para concursos sozinho

Conheça as 15 dicas de como estudar para concurso sozinho:

Leia o edital

Além das informações sobre o cargo, no edital o órgão público disponibiliza aos candidatos todas as disciplinas que irão compor a prova e o peso de cada uma delas na nota final. Conhecer os assuntos das provas é fundamental antes de iniciar os estudos.

Organize seu tempo

Segundo especialistas em concursos, o tempo de preparo ideal é de no mínimo 2 anos para os mais concorridos e 1 ano para aqueles com menor número de candidatos inscritos. Planejar o tempo de estudo a longo, médio e curto prazo, faz com que o preparo seja completo.

Defina o cronograma diário

É necessário dedicar pelo menos 4 horas diárias ao estudo para passar em um concurso público. Determine quais assuntos deve estudar e quanto tempo em média deverá dedicar a cada um, lembrando que cada dia deve ser dedicado exclusivamente a uma matéria.

Local de estudo

Escolha um local tranquilo para estudar, um cômodo da casa que seja silencioso, com mesa e cadeira para que você possa se concentrar em um ambiente organizado e com todos os materiais por perto.

Estude com videoaulas

As videoaulas facilitam muito os estudos de concurseiros que se preparam sozinhos, alguns sites oferecem aulas gratuitamente e o tema de cada uma delas é escolhido de acordo com os conteúdos mais abordados nas provas.

Faça provas anteriores

Fazer provas anteriores é um método eficiente de se preparar para o concurso, permite que os concurseiros conheçam a avaliação, o tempo que cada questão exige e as suas maiores dificuldades. A resolução de provas anteriores deve acontecer somente, após o terceiro mês de estudo.

Descanse

A maratona de estudos é intensa, para garantir o aprendizado é preciso cuidar da saúde e do corpo, mantenha a alimentação equilibrada, durma por no mínimo oito horas por dia e reserve um dia da semana para lazer.

Controle a ansiedade

A ansiedade é considerada uma das maiores vilãs dos concurseiros, tanto na fase de estudos, já que ela impede que o conteúdo seja memorizado, quanto no momento da prova, causando o “branco” na memória. É preciso ter em mente as diversas oportunidades de passar em um concurso, sem pensar muito em quanto tempo isso irá acontecer.

Seja paciente

O índice de reprovação dos concurseiros antes de conseguir a vaga desejada é muito alto, portanto, seja paciente e não estude esperando a aprovação imediata. Não se pode desistir depois do primeiro concurso, use o impacto negativo como inspiração para estudar mais.

Mantenha o ritmo

O ritmo de estudos não deve ser alterado, principalmente após a realização de provas, persistência é uma virtude dos concurseiros. Revise conteúdos, fique atento aos detalhes e a todas as possibilidades de questões para que garantir que o aprendizado seja constante.

Fonte: http://viacarreira.com/


Últimas
bottom of page