top of page

Dicas para Melhorar seu Aproveitamento na 2ª Fase OAB


Aprovado para 2ª fase, agora você terá que enfrentar 4 questões dissertativas e uma peça profissional. A boa notícia é que a partir de agora você focará os seus esforços apenas em uma área do Direito, previamente selecionada no ato de sua inscrição. Nesta publicação trarei algumas dicas essenciais para você não cometer nenhum deslize que comprometa o seu desempenho na prova. Vamos lá:

TEMPO DE PROVA

Os dinossauros do Exame de Ordem bem sabem que muito tempo atrás a avaliação contava com um turno inteiro para resolução de questões e outro turno para elaboração da peça. A realidade de hoje é totalmente diversa, devendo o examinando finalizar a avaliação em 05 (cinco) horas, o que na realidade é uma verdadeira corrida contra o tempo. Se você não concluir sua peça em tempo, dificilmente conseguirá sua aprovação, uma vez que a peça corresponde a metade da nota da avaliação. Por essa razão aqui já vai a primeira dica: Esqueça a ideia de fazer um rascunho da peça, pois não haverá tempo hábil para passar a limpo e ainda resolver as questões. Para otimizar seu tempo e não esquecer de nada antes de começar a escrever a peça profissional, você deve fazer um Esqueleto da Peça.

CONHEÇA SEU MATERIAL

Na 2ª fase do exame de ordem, diferentemente do que acontece na 1ª etapa, você poderá valer-se da consulta à compilações de leis através de seu mais famoso aliado, o Vade Mecum. Um erro comum dos candidatos é confiar demasiadamente nesta “facilidade”, esquecendo que, mais importante que ter o material disponível, é saber consultá-lo de forma ágil e assertiva. Com o advento da tecnologia e da própria internet, os examinandos vêm perdendo o costume de manusear o bom e velho Vade Mecum impresso, prejudicando seu desempenho durante a prova. Não que as tecnologias não sejam grande facilitadores, pois realmente são incrivelmente ágeis, mas no dia da prova você terá em mãos apenas seu Vade Mecum, motivo pelo qual você deve habituar-se ao uso deste. E uma coisa é certa, todas as respostas para sua prova de 2ª fase estarão neste material. Você deve, portanto, estar familiarizado ao material, conhecendo bem o seu índice e acostumando com as marcações que você fez no desenvolvimento da sua preparação para 2ª fase.

DÊ MAIS QUE O SANGUE, ENTREGUE-SE AOS ESTUDOS

Estar na 2ª fase é um grande alívio, pois mesmo em um cenário de reprovação, você poderá usufruir da repescagem, evitando ter que organizar o conteúdo de 17 ramos do Direito na cabeça. No entanto, nem por isso você deve relaxar. Concentre-se para que esta seja a última 2ª fase da OAB da sua vida. Mantenha-se focado em sua meta, construindo dia após dia a sua aprovação.

RESOLVA PEÇAS E PRATIQUE QUESTÕES

O próprio nome da avaliação já traz a sua finalidade implicitamente, aferir a capacidade prática do profissional, sua expertise em resolver questões que irão se apresentar no dia-a-dia da sua profissão. Mas claro, sempre com mais tempo e maiores possibilidades de consulta. Neste diapasão, a partir de agora você deve concentrar os seus esforços exatamente na prática de resolução de questões e elaboração da peça prático-profissional. Quanto mais você experienciar a situação de prova, melhor será o seu desempenho no dia.

CUIDE DA SUA SAÚDE

Diante da corrida contra o tempo que a prova da 2ª fase propõe, é imprescindível que você esteja pleno(a) no dia da avaliação. Então mantenha bons hábitos para o melhor rendimento possível – tanto na preparação quanto no dia da prova. Se você se sente cansado com frequência, faz muito esforço para recuperar informações que aprendeu recentemente, sonolência, ansiedade… esses podem ser sinais de que seu corpo e sua mente não estão nas melhores condições. Portanto, nestes meses de preparação até o dia da prova, tente o seu melhor, tanto nos estudos quanto na manutenção de hábitos saudáveis.

Fonte: http://www.provadaordem.com.br/


Últimas
bottom of page