POR QUE REVISAR O QUE ESTUDAMOS?

 
1. Nossa Memória é falha
 

A resposta é simples.  Revisamos porque não conseguimos guardar tudo que estudamos. Na verdade não conseguimos lembrar de quase nada se não tivermos um esquema de revisão já planejado.

 

Um dos primeiros estudiosos do assunto foi o alemão Herman Ebbinghaus. É dele os estudos que resultaram na famosa Curva do Esquecimento. Não vamos detalhar suas pesquisas para não fugir do assunto.

 

Se tiver paciência vou lhe explicar um pouco sobre essa curva.

 

Veja que o gráfico “começa” com conhecimento 0% e no dia 0. Veja também que no início do estudo você está zerado (sem conhecimento sobre aquele assunto) e logo em seguida (01 hora depois, por exemplo) você atinge 100% do conteúdo. Isso teoricamente, visto que você pode passar 01 hora lendo sem ter absorvido nada do conteúdo.

 

Repare que nos primeiros dias (em menos de 07) você já esqueceu quase tudo, 30 dias depois tem bem pouco guardado.

 

Claro que isso não vale para todo mundo. Há pessoas que conseguem lembrar do que estudaram mesmo depois de vários dias.

 

Mas se você for como eu, após alguns dias sem revisar a impressão que fica é que você nunca leu aquele assunto.

 

Agora repare naquela linha “laranja”. Ela nos informa o seguinte, que uma revisão de 10 minutos é capaz de trazer de volta “quase todo” o conhecimento estudado. Numa segunda revisão você precisará de menos tempo ainda, no exemplo 5 minutos, para reavivar suas lembranças.

 

Fica clara a importância da Revisão, pois o estudo do concurseiro é muito diferente daquele estudo de quem vai fazer prova de faculdade.  Quem não já estudou no dia anterior a prova e conseguiu tirar nota máxima? Mas isso quer dizer que você aprendeu? Claro que não. Quer dizer que você decorou o assunto para no dia seguinte despejar na prova tudo que leu. Mas se fizer a mesma prova dois dias depois sem revisar, pode acontecer de tirar uma nota muito menor.

Já no concurso o estudante pode passar alguns meses tendo que esperar o dia da prova, e se estudar apenas uma vez o assunto corre o risco de chegar esse dia e não lembrar mais de nada.

 

2. Para ganhar tempo

 

O segundo motivo para revisarmos é o TEMPO.

 

Infelizmente muitos ainda pensam que revisar é perder tempo, mas é justamente o contrário.

 

Você já deve ter percebido que a primeira vez que tem contato com um assunto precisa de um tempo considerável para assimilar o conteúdo. Já para fazer uma revisão deste assunto, se o intervalo for correto, precisará de muito menos tempo.

Digamos que determinado assunto você precisou de 01 hora para ler todo o conteúdo, já para revisar é bem comum levar apenas alguns minutos.

 

Mas se o intervalo entre o que estudou e a revisão for grande pode acontecer de levar o mesmo tempo que estudou a primeira vez para fazer essa revisão. É o famoso pensamento: Parece que nunca estudei isso na vida.

 

Fonte: www.ronieremiranda.com/o-poder-da-revisao/

Please reload

Últimas

September 13, 2019

Please reload

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg
Logo_cursoenfase.png

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32