top of page

5 dicas para estudar para qualquer concurso com sucesso


Você quer ter sucesso na sua seletiva? Muitas pessoas fazem mais de um concurso público antes de serem aprovadas. Isso é muito comum. E essa atitude tem a ver com um fato muito importante: há padrões e ações que podem fazer sucesso em qualquer concurso, independentemente da área. Quando você os compreende, consegue grandes resultados, mesmo sendo um iniciante. Vamos abordar nesta matéria 5 dicas essenciais para estudar em qualquer concurso com sucesso.

1) Tenha tempo

Não passa quem não tem tempo se preparar. Isso é um fato que você tem que compreender de uma vez por toda. E a mais frequente desculpa para o fracasso entre os concurseiros é justamente a falta de tempo. Digo desculpa, pois não é real.

Qual o seu nível de comprometimento em passar em um concurso público? Seja honesto: você faz dos seus estudos uma prioridade, já que passar é também uma prioridade? Se ser aprovado é algo importante para você, dará um jeito de arranjar mais tempo. Como? Primeiro organizando a sua rotina diária e implantando o tempo suficiente para você estudar o suficiente. E como fazer isso? Adotando a gestão do tempo, organizando um cronograma de estudos realistas, acordando mais cedo, etc. Sem tem como dar um jeito quando a gente quer passar!

2) Tenha uma metodologia Quando tiver consciência de que a responsabilidade da sua vida é EXCLUSIVAMENTE sua e que você pode fazer escolhas a todo o momento (e se não as fizer, alguém fará por você) e começar a arranjar tempo organizado para estudar, escolha uma metodologia assertiva.

Há muitas e aqui na coluna no Blog do Estratégia já falamos de várias. A metodologia deve trabalhar juntamente com o seu tempo útil, sem deixar passar aquilo que necessita na sua preparação.

3) Aprenda a aprender

A próxima dica é muito importante e serve para qualquer coisa que deseja fazer na vida: não basta aprender algo, é preciso aprender a aprender. Quando você aprende de forma correta e assertiva, você é capaz de aprender qualquer coisa.

O modelo de aprendizado adotado no Brasil – este que você se deparou na escola – é limitado e atrasado pelo menos 200 anos. Há uma imensidão entre apenas decorar, reler e fazer esquemas para poder lembrar o conteúdo – falaremos mais sobre isso nos próximos posts. É preciso que o que está aprendendo tenha sentido para você, tenha valor, sendo possível usar diferentes recursos mentais, comportamentais e físicos para aprender melhor, mais rápido e de forma efetiva. Cada pessoa aprende de uma forma e o aprendizado não pode ser mecanicista.

4) Faça sempre 10% a mais do que o esperado

Se fizer sempre um pouco mais do que esperou fazer (nunca menos), você terá ganhos todos os dias e cada vez mais estará mais perto da sua provação. Pratique isso em todas as suas coisas e atividades durante um período e veja o que acontece!

5) Assuma o seu concurso público

É chegada a hora de assumir o seu compromisso em passar no concurso público. É hora de se jogar sem limites a uma rotina que pode até ser muito gratificante. Enquanto você pensar apenas em fazer um concurso só para ver como é ou dar outras desculpas, jamais terá êxito. E nem adianta vir dizer “eu nem queria mesmo” quando não for aprovado. Assuma-se!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

--

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/5-dicas-para-estudar-para-qualquer-concurso-com-sucesso/

]


Últimas
bottom of page