top of page

5 dicas para quem precisa conciliar trabalho com estudo


Reunimos algumas técnicas que podem te ajudar a ter qualidade nas duas áreas

Só quem enfrenta uma dupla jornada, de trabalho e estudo, sabe o quão desgastante pode ser ter que dividir a rotina em dois. Foco e dedicação são fundamentais para conseguir otimizar o tempo e conseguir qualidade nas duas áreas da vida.

Muitos estudantes universitários das mais diversas cidades do país também exercem alguma atividade remunerada, por diferentes motivos. Também há aqueles que fazer cursos de especialização, técnico, de idiomas, etc. Isso ocorre porque porque boa parte dos estudantes precisa pagar as contas de casa – ou até mesmo da faculdade – enquanto estuda.

Apesar de cansaço e da desmotivação que às vezes bate, existem algumas técnicas que podem ajudar bastante a conciliar trabalho e estudo da melhor forma possível. Confira:

1) Cronograma de compromissos

Monte um cronograma de suas atividades diárias, da semana e do mês, para visualizar o que precisa entregar dentro de cada período. Esse cronograma pode ser no celular, no computador ou em agendas, com um quadro de tudo que precisa entregar, as datas, prazos e projetos profissionais, evitando o adiamento de tarefas.

Organização é essencial para quem precisa conciliar trabalho e estudo. Designar um tempo para cada tarefa evita que no futuro muitas coisas estejam acumuladas.

Com o cronograma pronto em mãos, pense onde colocá-lo para que você possa olhar para ele sempre e não perder o foco.

2) Use a tecnologia a seu favor

As ferramentas tecnológicas são importantes aliadas, que podem contribuir com o seu desempenho. Gravar aulas com o celular pode ser útil, pois você pode revisar o conteúdo das aulas quando tiver um tempo livre, como no caminho entre sua casa, o trabalho e a faculdade.

Usar o celular para anotar lembretes também é uma boa dica, assim você receberá alertas e evitará esquecer de executar tarefas importantes.

3) Cuide da saúde

Por causa da correria a saúde pode ser a mais afetada, negativamente. Muitas vezes dormimos pouco e nos alimentamos mal. Esses hábitos refletem no nosso desempenho. Por isso, é preciso dormir bem, praticar exercícios e alimentar-se de maneira saudável. E assim, repor as energias para aguentar firme.

  • Evite dormir muito tarde e perder tempo com coisas vazias, que não o ajudarão a alcançar seus objetivos;

  • Substitua lanches rápidos por frutas e cereais;

  • Beba bastante água;

  • No almoço, monte um prato bem colorido e nutritivo;

  • Se não tiver tempo para academia, procure ir para o trabalho de bicicleta ou fazer uma caminhada. Alongamentos e exercícios que aliviam o stress também ajudam.

  • Apesar das atividades, aproveite o dia, observe a natureza, respire fundo e se importe com as pessoas ao seu redor

4) Tenha prioridades

Outra palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo é prioridade. Em alguns momentos de sua rotina, mesmo que você não queira, poderá ser necessário estabelecer prioridades sobre o que vai ser executado.

A prioridade pode mudar muito de acordo com o seu objetivo em um determinado período: ela pode ser estudar para uma prova difícil, entregar um relatório no trabalho ou recuperar uma nota em uma disciplina mais desafiadora.

De qualquer maneira, o momento de escolher entre qual “fazer primeiro” vai chegar e você precisa estar pronto para saber o que deve ser considerado prioridade ou não. Assim, você ficará mais tranquilo para produzir e entregar todas as suas tarefas com qualidade.

5) Não esqueça dos momentos de lazer

Abrir mão do descanso pode refletir negativamente nos resultados na faculdade e no trabalho. Por isso, ao preparar o cronograma de atividades em sua rotina, lembre-se de incluir os momentos de lazer e torná-los tão obrigatórios quanto os momentos de estudo e trabalho.

--

FONTE: https://oimparcial.com.br/noticias/2020/03/5-dicas-para-quem-precisa-conciliar-trabalho-com-estudo/


Últimas
bottom of page