3 dicas de concurso valiosas para quem estuda sozinho

Se você estuda sozinho para concursos, alguns aspectos precisam ser levados em conta para um estudo eficiente e que leve você até a sua aprovação. Veja as dicas!


Estudar sozinho para concursos públicos não é uma tarefa simples e requer muita disciplina e foco, já que você é o responsável por criar a própria rotina, escolher os materiais e adotar os métodos de estudos.


Ao decidir aprender sem professores ou aulas presenciais, no começo pode parecer mais complicado. No entanto, aos poucos e com as dicas certas, a sua jornada tende a ficar mais tranquila e os estudos acabam se tornando um hábito diário.

Se você decidiu estudar sozinho para concursos, há alguns aspectos que precisam ser levados em conta para um estudo eficiente e que leve você até a sua sonhada aprovação. Confira abaixo 3 dicas de concurso valiosas que vão lhe ajudar a encarar esse desafio!


1 – Selecione bons materiais para concursos


Por mais que você não frequente cursinhos, você precisa ter ótimos materiais que o ajudem a estudar da melhor forma possível. Além disso, é importante que esses materiais estejam adequados ao seu nível de estudos. Por exemplo: se você está começando agora, o ideal é utilizar materiais básicos e introdutórios. Eles podem ser livros, aulas em PDF, videoaulas.


Outro ponto essencial é que quantidade não quer dizer qualidade. Não adianta você sair estudando tudo o que vê pela frente e com diversos materiais. Para não bagunçar os seus estudos, escolha apenas aquilo que faça sentido para o concurso que você vai prestar.


2 – Cumpra prazos e cronogramas


A falta de organização gera um baixo desempenho. Portanto, antes de começar os estudos, faça um cronograma diário e mensal e estabeleça metas.


Mas como assim? Você pode estabelecer quais matérias vai estudar no mês, quantas horas pretende se dedicar por dia em cada disciplina, quando fará os exercícios e simulados, por exemplo. E o mais importante de tudo isso é cumprir todas essas metas estabelecidas por você. Por isso, faça metas que sejam possíveis de se cumprir e se adequem a sua realidade.

Você pode ainda adotar a tática da recompensa para ajudar a se motivar: a cada meta cumprida, se presenteie com algo, como seu doce preferido ou algumas horinhas de lazer.


#3 – Elimine as distrações na sua preparação


Videogame, celular, redes sociais, televisão… todos esses fatores e outros mais podem contribuir para a sua baixa produtividade nos estudos. Sendo assim, identifique tudo o que faz você dispensar e deixe bem longe enquanto estiver estudando.


Além disso, defina um ambiente de estudos para que o seu cérebro compreenda que ali você está indo para estudar e não relaxar, assim como acontece quando se está em um cursinho presencial.


--

FONTE: https://blog.alfaconcursos.com.br/3-dicas-de-concurso-valiosas-para-quem-estuda-sozinho/


Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2021 Planeja Concursos