5 dicas de gerenciamento de tempo para estudantes

Tanto para fazer, tão pouco tempo. Você tem essa sensação em seu dia a dia de estudos?


É fácil deixar que uma agenda lotada o sobrecarregue. Mas saber como gerenciar o tempo pode ajudar até mesmo a pessoa mais ocupada a ficar no controle de – quase – tudo.

Administrar as horas do dia é uma habilidade fantástica não só para estudar, mas para toda a vida.


1. Estude com pausas


Não é realista para a maioria das pessoas se concentrar em uma tarefa por horas e horas sem se desviar e se tornar menos eficiente.


Tente misturar o que você está fazendo ao longo do dia, mesmo que isso signifique apenas passar o tempo estudando uma variedade de assuntos diferentes.


Se você sentir que seu ímpeto está diminuindo durante uma sessão de estudo, provavelmente é hora de mudar para uma tarefa diferente ou dar uma caminhada para espairecer a cabeça.


Duas horas de estudo completo são mais eficazes do que um dia inteiro adiando.


2. Determine horários para estudar


Um cronograma semanal dividido em blocos de uma hora permitirá que você planeje com eficácia seus estudos. Também o tornará mais propenso a cumprir todas as tarefas nos tempos pré-determinados.


Inclua coisas como aulas / vídeo aulas, leituras, simulados, resolução de questões, criação de resumos, revisões.


3. Saiba quando você é mais produtivo


Descubra o que funciona melhor para você. Se você sabe que não é uma pessoa matutina, não comece a tentar responder àquela difícil questão dissertativa às 8h.


Deixe as tarefas mais desafiadoras para o seu melhor horário do dia. E faça algo menos exigente, como organizar anotações ou escrever a lista de tarefas do dia seguinte naquele seu horário menos favorito do dia.


4. Minimize as distrações


Nem é preciso dizer que, se você estiver pensando em outra coisa enquanto está estudando e não se concentrar na tarefa que está realizando, não será tão produtivo quanto poderia.


Frequentemente as distrações vêm de sentimentos internos que podemos controlar, como fome ou cansaço. Portanto, certifique-se de dormir o suficiente para estar disposto no dia seguinte e comer lanches rápidos durante uma sessão de estudo.


Você também deve tentar minimizar distrações, como as redes sociais, enquanto estuda. Pode ajudar colocar o celular em outra sala para que você não seja interrompido por mensagens, chamadas ou notificações.


5. Não deixe para última hora


Deixar as coisas para o último minuto coloca você sob uma pressão desnecessária. Tente estudar na maioria dos dias da semana – mesmo que seja apenas uma ou duas horas – para não acabar com uma montanha de disciplinas para colocar em dia.


Também é importante revisar todas as suas anotações a cada semana para ter certeza de que você entendeu o que foi estudado e para assimilar as ideias que você aprendeu na mente.


--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/gerenciamento-de-tempo-estudantes/

Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2021 Planeja Concursos