top of page

5 dicas para manter a motivação nos estudos

Motivação é tudo que você precisa para manter os estudos em dia. Confira nossas dicas!


Faça uma lista do que você aprendeu no dia


Todos os dias após finalizar os estudos, faça uma lista de tudo que você estudou e aprendeu de cada disciplina. Não precisa ser nada muito trabalhoso de ser realizado. Basta você pegar um papel e colocar a data do dia e em tópicos os conteúdos estudados de cada matéria.


No final de cada semana de estudos, pegue essas listas – de segunda a sexta, e veja o progresso que você vem fazendo, se os estudos estão funcionando e cada avanço que você dá todos os dias, por menor que ele seja.


Estabeleça objetivos


Estudar nem sempre é tão fácil quanto parece, principalmente para os estudantes que precisam equilibrar a vida pessoal e profissional. Então, se você está nesta mesma situação ou em alguma parecida e tem se sentido desanimado quando o assunto é estudar, nossa dica é que você estabeleça objetivos.


Mas lembre-se: um objetivo só é bem feito quando ele é bem definido, ou seja, não defina objetivos superficiais, como “preciso terminar meu TCC”.

Estabeleça objetivos que te motivem a realizar uma entrega, com data definida e o que será feito. Por exemplo: “vou terminar as últimas 10 páginas do meu TCC até segunda-feira”.


Com isso você se manterá motivado e as tarefas iniciadas terão grandes possibilidades de terminarem bem!


Não desista na primeira dificuldade


Muitos estudantes enfrentam o desafio de se manter motivado nos estudos e em diversas situações as dificuldades podem ser o principal motivo para o desânimo.


Nossa dica para isso é que você não foque somente nas dificuldades que surgirem no meio do caminho, afinal, já dizia Nelson Mandela: “as coisas sempre parecem impossíveis até que sejam feitas”.


Então lembre-se sempre das suas conquistas estudantis até o momento e foque em estratégias para superar as próximas dificuldades.


Supere o tédio


Muitos estudantes ficam desmotivados quando se deparam com matérias “chatas” – normalmente aquelas que possuem muitas informações e que dependem da famosa decoreba.


Se você se identificou com o que falamos acima e, além disso, também costuma ficar entediado rápido, provavelmente você deve ser aquele tipo de pessoa que prefere fazer qualquer coisa ao invés de ficar parado sem fazer nada, certo?

Se a resposta foi sim, então nós temos uma dica para que você supere o tédio sem parar de estudar.


Se você estiver sem vontade de estudar, não faça outras coisas – como navegar na internet, assistir séries ou qualquer coisa que não seja estudar. Essa técnica será essencial para que você não deixe o seu cérebro fazer algo que gosta e sim o que é necessário, nesse caso, estudar e se manter motivado nos estudos.


Ao não fazer nada, você ficará mais entediado do que no início, quando o que te deixava desanimado era estudar. Então a única solução para passar o tempo será estudar! Afinal, ninguém gosta de ficar parado sem fazer nada.


A Partir do momento que você perceber que é capaz e que as coisas estão fluindo, sua motivação estará de volta!


Exercite o pensamento positivo


Você é o tipo de estudante que estuda apenas por estudar? Se sim, está na hora de você começar a acreditar no seu potencial e se motivar a melhorar cada vez mais.


Para isso será de extrema importância você exercitar o pensamento positivo. Este pensamento será responsável por alimentar dentro de você a dedicação nos estudos para conquistar a tão sonhada formação ou aprovação na universidade.


Sendo assim, evite conversar por muito tempo com pessoas negativas e tenha em mente que pensamentos negativos não irão resolver seus problemas, já o pensamento positivo te motiva a continuar e melhorar.


FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/5-dicas-para-manter-a-motivacao-nos-estudos/

Últimas
bottom of page