top of page

Benefícios de estudar ouvindo música


Estudar ouvindo música é uma prática muito utilizada pelos estudantes. Apesar de estar cada vez mais comum, ainda há quem não conheça os benefícios de estudar ouvindo música e por isso sinta um pouco de receio em aderir a técnica.


Diferentes estudos já analisaram como a música age no cérebro para estimular a concentração, o foco e até mesmo a criatividade.

No entanto, nem todas pessoas podem se acostumar com a prática. Por isso é importante testar. Em alguns casos pode ser que aderir a técnica atrapalhe. O melhor é descobrir o que funciona melhor para você.


Música ajuda na concentração


De acordo com um estudo da Universidade de Caen, na França, estudar ouvindo música favorece a concentração do estudante.


Através da música é possível aumentar o tempo de atenção em uma determinada atividade. Assim, a capacidade para absorver novos conteúdos também é ampliada. Entretanto, é importante apostar nos estilos musicais ideais para estimular a concentração ou o efeito pode ser justamente o contrário.

Estudar ouvindo música amplia a criatividade


Um ótimo exercício para quem enfrenta o chamado bloqueio criativo é colocar aquela playlist para tocar e deixar a criatividade fluir. Esse momento é bastante comum em profissionais que estão em constante processo de criação, como designer, jornalista, artistas, entre outros. Você pode optar por músicas mais animadas e despertar novas possibilidades criativas.

Memória mais aguçada


Você sabia que alguns sons, como as músicas instrumentais, auxiliam no armazenamento de informações no cérebro? Além disso, as paródias são outra forma divertida de estudar e guardar os conteúdos. Importante ressaltar que a música não age sozinha, você também precisa saber como melhorar os seus estudos, escolher um ambiente silencioso e sem distrações e organizar o seu cronograma de estudos.


--

FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/beneficios-de-estudar-ouvindo-musica

Últimas
bottom of page