Como aumentar a disposição para estudar?


Aumentar a disposição para estudar é o primeiro passo para garantir o sucesso nos estudos. Assim você consegue aumentar automaticamente a sua concentração, o seu foco e os seus resultados. Afinal, tudo começa com a motivação e disposição para pôr a mão na massa, não é mesmo?


Mas como impulsionar esse desejo de estudar? Como melhorar a vontade de pegar o livro em mãos? Em nosso conteúdo de hoje lhe daremos dicas neste sentido. Acompanhe.


Como aumentar a disposição para estudar?


Algumas medidas muito simples auxiliam você a aumentar a disposição para estudar e assim atingir os seus objetivos. Veja quais são:


1- Organize o seu tempo em etapas com pausas


Antes de qualquer coisa, saiba exatamente o que você precisa fazer para estudar. Se você tem um livro de 60 páginas para ler em uma semana, divida este conteúdo pela quantidade de dias que você tem disponível para estudar.


Feito isso, estipule o tempo que você pode levar para ler cada parte. Considere também o tempo que você levará para fazer as suas anotações e os momentos que serão usados para assistir vídeos sobre o conteúdo.


Por fim, estipule as pausas que acontecem entre um momento de estudo e outro. Vamos supor que tudo o que você precisa fazer em uma semana tomará 1 hora do seu dia; para melhorar seu desempenho, experimente fazer blocos de 30 em 30 minutos de estudos. Assim você dá uma pausa e repõe as energias cerebrais.


2- Seja realista com relação às tarefas que precisam ser cumpridas


Não adianta você seguir a nossa dica acima com o intuito de aumentar a sua disposição para estudar, apenas dessa forma, se o que você estipulou foge da sua realidade.


Por exemplo, se você demora 10 minutos para ler a metade de um capítulo do livro, não tente fazer 10 capítulos em uma hora ou em único dia, pois isso seria inviável.


Quando você monta uma estratégia de estudo, que escapa da sua realidade, automaticamente acaba deixando questões importantes pra trás, ou então, se atrasa na conclusão e se frustra. Por isso, pratique o autoconhecimento para ter mais informações sobre a sua rotina de estudos.


3- Tente começar o quanto antes – não precisa ser na segunda


Muitas vezes deixamos para começar os nossos projetos na “próxima segunda-feira”, acreditando que dessa forma seguiremos um passo a passo mais estruturado.


Porém, com a segunda-feira a preguiça pode vir de brinde, impedindo que você comece o que havia estipulado. Como consequência, se atrasa mais uma vez.


Por conta desses fatores, procure começar agora. Se você tem algo para estudar, termine de ler este nosso artigo e já coloque as dicas em prática. Não deixe para depois, nem para o começo da semana. Se você tem um tempo agora, apenas comece.


4- Tente ver seus estudos como a sua profissão consolidada


Grande parte das pessoas estudam para desenvolver as suas carreiras profissionais, obviamente. Porém, muitas caem no erro de não conseguir aumentar a disposição para estudar por ver os estudos apenas como “algo que pode ser feito depois”.

Com isso, não colocam credibilidade ao que estão fazendo, procrastinando de modo recorrente.


Você precisa ir pelo caminho contrário! Precisa enxergar que os seus estudos já são uma profissão consolidada, e como tal você precisa cumprir um horário diário; uma meta semanal e objetivos mensais.


5- Torne o momento mais prazeroso


Por fim, se você quer mesmo aumentar a disposição para estudar, procure transformar este momento em algo prazeroso. Para isso:


  • Vista-se confortavelmente;

  • Tenha materiais de qualidade;

  • Tenha uma mesa só para os estudos;

  • Deixe o ambiente ventilado, bem iluminado e confortável;

  • Mantenha o espaço sempre limpo e, se possível, cheiroso, com o auxílio da aromaterapia;

  • Utilize materiais que complementem os estudos de forma prazerosa, como marca texto, canetas de cores diferentes para frisar o que é importante, e assim por diante.


Quanto mais personalizado for o seu momento de estudo, mais prazeroso ele será. E como consequência, você irá aumentar a sua disposição para estudar!

--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/saude/como-aumentar-a-disposicao-para-estudar/

Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2021 Planeja Concursos