Como estudar para concurso público? Dicas para sua preparação


Em tempos de crise, passar em um concurso público passou a ser o sonho de muitas pessoas. Afinal, o serviço público oferece diversos benefícios e a tão sonhada estabilidade financeira, mas alcançar a aprovação não é tão simples assim, é preciso muita preparação. Diante disso, a pergunta que fica é: como estudar para concurso público?


Você já deve ter se perguntado por diversas vezes, mas claro que cada um tem sua forma de aprendizado, e você só descobre a sua com a experiência.


Neste artigo, você confere algumas dicas para sua preparação, mas antes responda a seguinte pergunta:


Seu foco já está definido?


Sabe aquela frase de filme que diz “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve?”, no caso de concurso público não dá para seguir qualquer caminho. Antes de começar sua preparação, você precisa saber onde quer chegar e quem quer ser.


Pense comigo: você não vai passar em um concurso policial estudando conteúdos para área fiscal, não é mesmo? Então, para ter uma preparação eficiente seu objetivo precisa estar claro!


Depois de saber exatamente para onde quer ir, o caminho é a preparação. Vamos às dicas?


Estabeleça metas diárias


Muitos concurseiros sabem o que precisam fazer, conhecem o conteúdo cobrado de cabo a rabo, mas não dividem as atividades e acabam acumulando muito conteúdo.


A dica é: depois de saber tudo o que precisa estudar, divida pelo tempo que você tem. Ficou confuso? Vou explicar: anote todo o conteúdo que você precisa estudar e divida pelo número de meses que você tem, até a prova. Essa é a quantidade de conteúdo que você precisa estudar no mês.

Descobriu? Vamos à segunda parte.


Agora que você já tem sua meta mensal, dívida ela por

semanas e descubra sua meta semanal. Depois, divida pelo número de dias que você tem disponível para estudar. Depois de fazer isso, você saberá exatamente qual a sua meta diária.


Ter uma meta diária vai facilitar a organização do seu estudo. Mas não adianta só o planejamento, é preciso prática. Vamos a próxima dica de como estudar para concurso público


Como estudar para concurso público – Seja constante


Estudar para concurso público não é fácil. É preciso manter constância e não desistir. Não adianta você começar estudando 18 horas por dia e parar na metade do caminho.


Muitas coisas podem acontecer até o dia da prova, por isso, é preciso ter firmeza na missão. O que dizer dos concurseiros que passaram anos estudando para o concurso da Polícia Federal, por exemplo, e tiveram provas adiadas devido a pandemia do novo coronavírus? O segredo é não parar de estudar.


Tenha um bom material


O material faz toda a diferença na hora de estudar. O que adianta ter um material extenso em que você passa mais tempo separando o que realmente importa e fazendo resumos, do que focando nos seus estudos?


Você precisa entender uma coisa: quantidade não é qualidade. Não caia na propaganda de PDF ‘s extensos e sem foco no edital. Na verdade, se tem um combo perfeito de estudo para concursos públicos, ele é: material enxuto e focado + exercícios. Essa é a próxima dica.


--

FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/como-estudar-para-concurso-publico/

Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

Rio de Janeiro - RJ / Belo Horizonte - MG

© 2014 - 2021 Planeja Concursos