Como planejar os estudos para Concursos Públicos


O planejamento é uma etapa fundamental da preparação para concursos. Dessa forma, é importante saber como organizar o seu estudo.


Para nos prepararmos com qualidade, precisamos organizar o nosso tempo. Lembre-se: o tempo é o recurso mais precioso que você tem!


De fato, a maioria dos alunos não sabem se preparar para estudar, não sabem estudar e nem por onde devem começar essa atividade; além disso, muitos têm dificuldades de concentração.


Organizar o tempo é tão importante quanto escolher um bom material.


Um bom planejamento é um elemento diferenciador.


Já percebeu que há pessoas as quais são aprovadas com certa tranquilidade nas provas para as quais se dedicam (isso não quer dizer pouco estudo, e sim segurança no plano de estudos), enquanto outras passam por grandes dificuldades? O plano seguido por elas certamente pode ser considerado uma das razões para isso.


Para sua aprovação, estabeleça metas diárias e dê prioridade a cada uma delas. Você deve tratar os seus objetivos e as suas metas com seriedade e usar os recursos à sua disposição para que o seu projeto seja o mais eficiente possível.

Etapas do Planejamento:

Escolha um cargo como objetivo.

Não há provas fáceis, por isso, você precisa ter um foco. Lembre-se: você pode fazer vários concursos, mas, se tentar se focar em todos, fica difícil. Com a bagagem acumulada ao longo do tempo, é possível fazer provas para outros cargos que cobrem assuntos semelhantes e adaptar algum conteúdo/disciplina pós-edital.

Defina as disciplinas/conteúdos a serem estudados.

Iniciar os estudos para concursos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para o sucesso dessa etapa é a organização.


Como você já definiu para qual concurso irá estudar, agora, é preciso avaliar quais são as matérias que têm maior peso no edital, quais são as disciplinas em que você têm mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova.

O ideal é definir a sua preparação em duas fases: a primeira delas é estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área enquanto o edital ainda não foi publicado. Na segunda, é hora de estudar se baseando no conteúdo programático do seu concurso.


Atenção: se você estiver iniciando os estudos agora, é muito importante definir o grupo de disciplinas que devem ser estudadas.


Escolha um bom material!


Essa escolha é muito pessoal. Você pode utilizar PDFs ou videoaulas. Algumas pessoas preferem assistir as aulas, enquanto outras preferem ler os PDFs. O ideal é você escolher um bom material e extrair dele o máximo para sua preparação.

Materiais direcionados para a sua prova geralmente têm um conteúdo objetivo e em conformidade com o edital de concursos anteriores.


--

FONTE: https://blog.grancursosonline.com.br/como-planejar-os-estudos-para-concursos-publicos/


Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2021 Planeja Concursos