top of page

COMO SE MOTIVAR: POR QUE A MOTIVAÇÃO INTERNA É A MAIS EFICAZP

Você já quis tanto algo, mas não conseguiu alcançar? Muitas vezes, isso se resume em motivação. Então, se você quer aprender como se motivar para que você possa começar a alcançar seus objetivos e ser uma versão melhor de você mesmo, continue lendo.



COMO REALMENTE PARAR DE PERDER TEMPO


Quantas vezes as distrações impediram você de cumprir um prazo ou, em um esforço para chegar a tempo, você sacrificou a qualidade do seu trabalho?

A motivação interna , ou motivação intrínseca, é a força motriz por trás de seus pensamentos e escolhas em relação à sua carreira, hobbies, relacionamentos e outras atividades. Não se preocupa com influências externas ou fatores externos. Em vez disso, a motivação interna está centrada em seus desejos e necessidades pessoais.

Se você está procurando uma maneira eficaz de se manter motivado e criar mudanças duradouras, considere mudar seu foco. Tente olhar para dentro.


O que é motivação interna?

A motivação interna ocorre quando você atua sobre seus impulsos sem a necessidade de recompensas externas, como dinheiro ou reconhecimento. Essas ações são, em vez disso, inspiradas pela felicidade, exploração ou conhecimento. Pode ser um hobby, como jardinagem, ou pode ser uma carreira gratificante, como o ensino.

Quando você busca uma atividade pela simples alegria disso, você está fazendo isso porque está intrinsecamente motivado. Você se envolve na atividade simplesmente porque escolheu envolver. Isso significa algo para você. E isso, por si só, pode ser sua própria recompensa.


Motivação Interna vs Motivação Externa

No entanto, quando você é movido por motivação externa, você faz coisas para ganhar recompensas externas. Nesse caso, você está motivado por fatores externos a você. Esse tipo de motivação pode vir de seus colegas, amigos, pais da vida ou de uma comunidade maior.

Você consegue identificar as diferenças entre os dois tipos?

Interno: cantar como uma forma de expressão criativa e paixão pela música.

Externo: cantando para ganhar fama na indústria da música.

Interno: tornar – se médico devido à sua natureza de cuidado ou interesse pela medicina e pelo corpo humano.

Externa: tornar – se um médico para ganhar um salário alto.

Interno: lendo um livro engenhoso para se divertir.

Externa: ler um livro de recursos como parte de uma escola ou tarefa de trabalho.


Embora não haja nada inerentemente errado em ser guiado por fatores externos, é importante entender que situações externas nem sempre são permanentes. Eles tendem a ser muito mais volúveis. E, às vezes, motivos externos também podem ser contraproducentes. Por exemplo, você pode precisar mudar de empresa, ou seu salário pode diminuir. Você pode ter que mudar para outra cidade. É por isso que, apesar do que está acontecendo ao seu redor, você precisa estar ciente dos motivos internos por trás de suas ações.


COMO SE MOTIVAR

Se você precisar de um lembrete gentil, tente usar as seguintes técnicas de motivação para ajudá-lo a redescobrir sua motivação interna:


Visualize . Acenda sua paixão através da visualização. Feche os olhos e visualize-se atingindo seus objetivos.

Descanso . Mesmo se você está buscando algo pelo qual você é apaixonado, o descanso é vital. Faça pausas e recarregue suas energias quando precisar.

Foco . Não há competição quando você está se concentrando em si mesmo. Ignore a competição e concentre sua energia em continuar o que começou e se tornar uma versão melhor de você mesmo.

Ouça . Aumente ainda mais sua paixão ouvindo audiolivros, documentários ou palestras animadoras.

Controle . Tome seu controle de volta. Só você tem o poder de criar seus sonhos e gerar motivação.

As circunstâncias podem mudar. Seu ambiente externo ou recompensas nem sempre permanecem os mesmos. Então, se você realmente quer aprender como se motivar, deve centrar-se na constante durante toda a sua vida: você.

Confesso que no início foi um tanto difícil me motivar, principalmente porque usava muito a motivação externa, minha mentalidade e falta de auto conhecimento não me permitiam usar a motivação interna.

Pra você ter uma ideia, só de estar escrevendo este texto me sinto motivado a continuar. Eu sei onde quero chegar e aprendi a me motivar com a experiência do caminho. Valorizar cada dia e cada passo, cada palavra e cada linha escrita.


--

FONTE: https://dinasexperience.wordpress.com/2018/12/18/como-se-motivar-por-que-a-motivacao-interna-e-a-mais-eficaz/

Comments


Últimas
bottom of page