top of page

Concurso Bombeiros BA anuncia 115 vagas de oficiais e tenentes

O Corpo de Bombeiros da Bahia confirmou novo concurso com 115 vagas para oficiais e tenentes. Mais informações em breve. Veja!



Mais um concurso foi anunciado e será realizado na Segurança Pública do Estado da Bahia. Agora, foi a vez do Corpo de Bombeiros, que preencherá 115 vagas nos cursos de oficiais e tenentes.

A informação foi confirmada pela própria corporação, que anunciou um novo concurso Bombeiros BA para as seguintes funções:

· Quadro de Oficiais Bombeiros Militares: 40 vagas;

· Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares: 45 vagas; e

· Quadro Especial de Tenetes Auxiliares Bombeiros Militares: 30 vagas;

O anúncio foi feito por meio das redes sociais. No entanto, o Corpo de Bombeiros não soltou mais detalhes e informou que em breve serão divulgadas novas informações.

Novo concurso Bombeiros BA para soldados foi anunciado em 2019

Além destes cargos, o Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia também chegou a anunciar uma concurso com 500 vagas para soldados. O comunicado foi em 2019, mas até então a seleção não foi realizada.

A confirmação, naquela época, tinha sido dada pelo próprio governo da Bahia, que confirmou o início dos preparativos.

Das 500 novas vagas, seriam 250 para ingresso em 2020 e outras 250 para 2021. Segundo o governo, a medida integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado. O aval do governador Rui Costa também já havia sido dado.

Último concurso Bombeiros-BA foi realizado em 2017

O último concurso para o Corpo de Bombeiros da Bahia foi realizado em 2017 e ofertou 750 vagas para o curso de soldados. Do total de vagas, 672 eram destinadas a candidatos do sexo masculino e 72 para o sexo feminino.

Para concorrer a exigência era o nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. Também é necessário ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

As oportunidades foram distribuídas entre as seguintes regiões: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Assim como o concurso para Bombeiros, a última seleção para PMs foi realizada em 2017. Foi publicado um único edital com oferta para os dois cargos. Ainda não se sabe se, como na seleção de 2017, um único edital trará a oferta de vagas dos dois concursos.

A oferta para a PM-BA foi de 1.819 vagas para homens e 181 para mulheres. Ao todo, foram 3 mil convocados para o curso de formação, mil além do previsto em edital. Durante o curso, a remuneração foi de R$937. Após a conclusão dessa etapa, o salário chegou a R$2.585,05.

Quais foram as etapas de seleção?

Os candidatos do concurso de 2017 foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva foi composta por 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.

Foram aprovados na avaliação os que obtiveram, no mínimo, 60% de acerto no total das questões. Já na prova discursiva, os candidatos deveriam elaborar uma Redação, de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

O candidato tinha a opção de escolher entre três temas apresentados. Também era necessário alcançar um mínimo de 60% de acerto nessa avaliação.

Os aprovados nessa etapa ainda passarão pelas fases de: avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.


--

FONTE: https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/bombeiros-ba/concurso-bombeiros-ba-2021-confirmadas-vagas

Comments


Últimas
bottom of page