Concurso PM PA: governador autoriza chamar 729 excedentes
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou o início da formação dos aprovados do concurso PM PA e autoriza mais aprovados.
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, autorizou a chamada dos aprovados do concurso PM PA que estavam no cadastro de reserva. Ao todo, são 729 candidatos que faziam parte da lista de excedentes.
A informação foi confirmada pelo próprio chefe do executivo, em anúncio por vídeo nas suas redes sociais .
Barbalho anuncia que as aulas do curso de formação profissional (CFP) dos primeiros aprovados serão iniciadas no dia 17 de janeiro, após convocação. Eles serão formados em praças e oficiais.
O edital do concurso PM PA ofertou 2.405 vagas, sendo:
· 2.310 vagas de soldados (praças); e
· 95 vagas de oficiais;
Com a chamada de mais 729 candidatos, a oferta passará para 3.134 oportunidades e o governador comemorou este novo efetivo:
Veja mais sobre os cargos do concurso PM PA
O edital do concurso PM PA contempla cargos de soldado e oficial. A maior demanda é para a carreira de praça.
Para soldado (praças), a oferta é de 2.310 vagas para candidatos de ambos os sexos. Dessas, são 2.079 para homens e 231 para mulheres. Para concorrer é preciso ter nível médio.
Já para oficiais, o edital traz 95 vagas para quem tem curso de nível superior. Dessas, 85 são para homens e dez para mulheres.
CARGO REQUISITOREMUNERAÇÃO SoldadoEnsino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres R$3.995,42Oficiais Ensino superior completo, idade de até 35 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres R$4.989,67
As provas do concurso PM PA foram aplicadas nas cidades de Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Redenção e Itaituba. As demais etapas de seleção também foram realizadas nas mesmas regiões.
Na avaliação, os candidatos terão que responder a 60 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas disciplinas:
· Língua Portuguesa;
· Atualidades;
· Raciocínio Lógico;
· Noções de Direito Constitucional;
· Noções de Direito Administrativo;
· Noções de Direito Penal;
· Noções de Direito Processual Penal;
· Noções de Direito Penal Militar;
· Noções de Direito Processual Penal Militar;
· Noções de Legislação Penal Especial;
· Noções de Direitos Humanos; e
· Legislação Institucional.
De acordo com a Seplad, o concurso PM PA atingiu 97.464 mil inscritos.
--
FONTE: https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/policia-militar-do-para/concurso-pm-pa-2021-governador-autoriza-cadastro