Estudar em grupo: Conheça vantagens e desvantagens


Estudar em grupo é algo bastante estimulado em sala de aula. Por um lado, é uma didática que tende a trazer bons resultados para a turma. Por outro, há especialistas que dizem que o aprendizado real só acontece quando o estudante foca sozinho nesse objetivo.


Então qual seria o papel do grupo de estudos? Por que razão é bom e será que há alguma desvantagem?


Bom, é algo que deve ser discutido para que você possa escolher o melhor método para estudar para qualquer meta, seja vestibular, ENEM, concurso, prova de faculdade, entre tantas outras.


Vantagens de estudar em grupo


Cursos, faculdades, escolas, entre tantos outros formatos de aulas sempre apresentam estudos em grupo como alternativas para trocas de experiências e abordagens conjuntas para trabalhos, seminários, etc.


A mistura de conhecimentos e opiniões, além da socialização podem ser bastante benéficas e por isso as aulas presenciais fazem tanta falta em tempos de pandemia e distanciamento social.


Entre as vantagens estão:


  1. Combate a procrastinação

  2. Esclarece dúvidas

  3. São conhecidas novas técnicas de estudo

  4. Positividade

  5. Autoconfiança

  6. Troca de experiências

  7. Aprendizado mútuo

  8. Aprende ajudando o outro

  9. Ótimo para quem não consegue estudar sozinho

  10. Sempre em dia com as matérias

Desvantagens do grupo de estudos


Por incrível que pareça também há desvantagens em estudar com várias pessoas junto. Apesar de ser confortável ter mais pessoas para dividir conhecimentos e às vezes as tarefas dentro de um trabalho, pode em alguns casos se tornar uma barreira para o aprendizado.


Selecionamos as principais desvantagens de estudar em grupo:


  1. Desconcentração

  2. Conversas paralelas

  3. Níveis de conhecimentos muito diferentes

  4. Preferências de aprendizado diferentes

  5. Confusão de ideias


Claro que tudo vai depender de como é o seu estilo de aprender. Há quem consiga absorver as ideias junto a colegas, aproveitando o máximo da troca de conhecimentos. Mas há estudantes que se confundem, se dispersam e não saem dessa experiência com resultados positivos.


Uma solução é levar o estudo em grupo como uma alternativa aliada, para determinados momentos e para aprender as matérias específicas, as quais se têm bastante dificuldade.


Para concursos, porém, é bacana reservar a maior parte do tempo para estudar sozinho, entendendo o seu estilo de aprender e criando o seu cronograma de estudos.


--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudar-em-grupo-vantagens-e-desvantagens/

Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

© 2014 - 2021 Planeja Concursos