top of page

Dicas de estudo para alunos visuais


Aprendizagem Visual consiste em um dos três estilos de aprendizagem diferentes que ficaram famosos por Neil D. Fleming em seu modelo de aprendizagem.


Ele afirma que as pessoas que aprendem visualmente precisam ver novas informações para realmente aprendê-las, daí a necessidade de dicas de estudo para aprendizes visuais.


Dicas de estudo para o aluno visual


As pessoas com essa característica costumam ser muito conscientes do espaço e respondem a coisas como cor, tom, brilho, contraste e outras informações visuais quando leem, estudam e aprendem. Alguns também possuem memórias fotográficas em vários graus e podem não apenas visualizar a informação depois de lê-la ou vê-la, mas podem recriá-la.


A maioria das pessoas utiliza esse método de aprendizagem pelo menos parcialmente ao longo de suas vidas, especialmente porque a escola tradicional é voltada para aqueles alunos visuais, mas algumas pessoas se classificam como alunos predominantemente visuais, enquanto outras não. Se você for um deles, poderá achar essas coisas úteis ao estudar para um teste, questionário, exame intermediário ou exame final.


Visto que a visão é a chave, os alunos visuais precisam de materiais à sua frente para ajudar a obter as informações totalmente armazenadas na memória. Aproveite esse estilo de aprendizagem com dicas simples.


Organize as anotações


Como você é tão visual, as anotações desorganizadas serão bastante perturbadoras para você. Coloque todas as suas apostilas em um só lugar em seu caderno ou pasta. Projete guias claras e organizadas ou outro tipo de sistema para manter as coisas em ordem. Reescreva suas notas. Use contornos para manter as coisas sucintas e claras. Você não apenas verá as ideias da aula novamente, o que capitaliza seu aprendizado visual , mas também poderá adicionar novas informações ou editar à medida que avança. Isso ajudará você a aprender o material.


Estude os gráficos


Esta é uma dica de estudo fabulosa para aqueles de vocês que podem absorver novas informações com os olhos. Use as tabelas e gráficos em seu livro para o teste do capítulo a seu favor. É muito mais fácil aprender a tabela periódica dos elementos do gráfico do que aprender uma lista dos elementos. Bônus? Gráficos codificados por cores!


Faça desenhos


Mesmo que você não seja a pessoa mais criativa, pegue seu lápis e faça desenhos, figuras e diagramas para acompanhar as informações que está tentando aprender. A frase “Uma imagem vale mais que mil palavras” definitivamente se aplica a você. Seu cérebro armazenará em sua cabeça um conjunto de desenhos das cinco maiores cidades do Canadá por muito mais tempo do que uma lista dessas cidades. Sirva-se quando o livro não funciona e crie seus próprios recursos visuais.


Assistir documentários ou vídeos


Não tenha medo de sair da sala de aula para obter conhecimento sobre o que quer que esteja estudando, contanto que use uma fonte confiável e não algum hack do YouTube. Obter uma visão completa e abrangente de seu tópico pode realmente expandir seu conhecimento! E quando você é esse tipo de aluno, ajuda a garantir esse conhecimento por meio de mídias como documentários ou vídeos, em vez de apenas livros didáticos.


Desenhe mapas conceituais


Um mapa conceitual é um método de brainstorming visual, no qual você obtém todas as ideias de sua cabeça para o papel e desenha as conexões onde achar necessário. Você começará com uma ideia central – “clima”, por exemplo. Isso irá para o centro da sua folha de papel. Então, a partir do clima, você se ramificará nas categorias principais. Adicione coisas como precipitação, clima, ar, nuvens e assim por diante. De cada uma dessas categorias, você se ramificará ainda mais.


--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-estudo-para-alunos-visuais/

Últimas
bottom of page