top of page

10 técnicas para memorizar o conteúdo que você estuda


Foto: reprodução Blog Coisa de Gente Grande



Somos acostumados a aprender por meio de repetição, mas acontece que no caso dos vestibulares é tanto conteúdo que não dá para decorar tudo durante um ano de estudos. Pensando nisso, pesquisamos uma série de práticas para estimular a memória e descobrimos alguns truques. Confira as 10 dicas:


Seja extremamente curioso Sabe aquela pessoa que irrita de tanto que questiona? Seja essa pessoa. A cada matéria estudada, tente formular o máximo de perguntas possíveis e vá em busca de suas respostas. Essa será uma forma de entender o contexto, fato e desdobramento do ocorrido. Além de reunir informações de forma mais leve, esse método te dará uma visão ampla sobre o assunto, podendo fazer conexões com outras matérias.



Ensine outra pessoa Sempre tem alguém que gostaria de uma explicação. Ensinar outra pessoa é muito importante, pois sempre existirão dúvidas diferentes das suas – e essas perguntas podem ser muito úteis para você. Às vezes, focamos tanto em algum aspecto, que esquecemos de destacar outros pontos da matéria. Portanto, ensine sempre.



Monte siglas e acrônimos Essa é a hora de simplificar – principalmente se você tem o hábito de escrever enquanto estuda. As siglas e os acrônimos (palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras) podem ser uma alternativa bem-humorada para você se lembrar de assuntos específicos.


Por exemplo:

Quem são os países em crise na Europa? Os PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha – escritas em inglês). Esse é um acrônimo. Já UE é uma sigla que faz menção à União Europeia.



Divirta-se com paródias, rimas e frases engraçadas É isso mesmo: divirta-se. O estudo para ser eficiente não precisa ser sério e monótono. Procure por paródias, rimas e frases engraçadas, pois esses recursos são mais fáceis de memorizar. Cuidado para não perder a concentração e dê continuidade ao conteúdo.



Assista a filmes sobre a matéria Outra dica interessante é procurar por filmes que abordem a matéria que você está estudando. O fato de ser um material audiovisual pode ajudar na memorização. Além disso, sempre haverá o fato de se lembrar de um protagonista, um ator conhecido ou algo do tipo. Não fique em dúvida e procure fontes alternativas de informação.



Decore e enfeite o seu local de estudo Essa dica vale principalmente para a galera que foca em exatas. Cole cartazes coloridos, fichas didáticas com resumos e muitas fórmulas pelo seu quarto. Além de deixar um ambiente mais gostoso (com suas particularidades), esse material vai ajudar na memorização de cada matéria.

Em caso de sono, estudo em pé Descansar é imprescindível para um bom estudo, mas nem sempre conseguimos dormir o quanto queremos. No caso de o sono bater, levante-se e comece a estudar. Outra coisa muito eficiente é estudar em voz alta, se for possível.

Por fim, as três últimas dicas devem ser pensadas de acordo com sua forma de aprendizado. Existem pessoas visuais, auditivas e cinestésicas:



Leia no mínimo 3 vezes o conteúdo Muitos estudantes acreditam que na primeira leitura o conteúdo já será fixado – Só que não. Ela serve para introduzir o assunto. Ao fazer a segunda leitura, o aluno deve refletir sobre o assunto, tentando fazer associações. Esse também é o momento de grifar as partes relevantes do texto. Já na terceira e última passada pelas informações, as conclusões sobre o assunto começam a aparecer.



Grave aulas Para as pessoas que assimilam o aprendizado de forma auditiva, gravar aulas podem ser uma boa. No caso de quem assiste as aulas gravadas do Stoodi, copie a lousa da aula e depois dê play no vídeo, com o olhar fixo no caderno – isso pode ajudar.

Faça resumos e fichamentos



Concluindo a nossa série de dicas, produza conteúdo. Mas não qualquer conteúdo, existe um macete. Assista às aulas, faça tudo que tem direito e depois, num momento isolado e em silêncio, tente passar para o papel tudo o que você aprendeu. Sem consultas, heim – não vale roubar.


--

Últimas
bottom of page