top of page

Quando começar a estudar para a OAB?


Veja dicas para iniciar a sua preparação para o exame.

Todos os anos milhares de estudantes e formados no curso de Direito realizam a prova da OAB em busca de aprovação para exercer a profissão como advogado (a). Uma dúvida comum dos estudantes é sobre quando começar a estudar para a OAB. O motivo é que, por ser um exame bem mais difícil do que os aplicados na faculdade, há uma preocupação quanto a preparação necessária para a prova.

Antes de tudo, é importante saber quem pode fazer a prova da OAB. O exame é destinado aos profissionais formados ou estudantes matriculados no 9º ou 10º semestre da graduação. É certo que desde o início do curso o candidato pode buscar informações sobre a prova, verificar questões e assuntos que são recorrentes. Mas os estudos devem ser intensificados em um período de sete ou seis meses antes da aplicação da primeira fase do exame.

Estudar antes ou depois da graduação?

Ao contrário do que se imagina, a prova da Ordem pode ser realizada após a conclusão do curso. No entanto, há diversas vantagens de iniciar os seus estudos ainda na graduação. Primeiramente, o aluno terá mais tempo para dedicar à sua preparação. Além disso, contará com o apoio dos professores para tirar dúvidas e o auxílio da biblioteca para as suas pesquisas e aprofundamento dos conteúdos, e até mesmo como local mais propício para estudar.

Há quem opte por estudar depois da faculdade, por não ter mais atividades da graduação, a preocupação com as notas e atividades extracurriculares de Direito. É importante analisar as suas prioridades e verificar qual das opções é a ideal para os objetivos traçados para a carreira.

Como estudar para a prova da OAB?

De início, o estudante deve verificar o edital da prova da OAB e avaliar as 17 disciplinas cobradas no exame. É necessário analisar quais são os pontos forte e fracos e criar o seu cronograma de estudo baseando-se nessa informação. Se você está na faculdade, participa de projetos e ainda possui um estágio, é importante ter em mente que terá menos tempo por dia para dedicar aos estudos. Por isso, o ideal é iniciar a sua preparação o quanto antes.

Reforce as disciplinas que apresenta maior dificuldade e revise aquelas assimiladas com mais facilidade. Escolha um material didático de qualidade, assista videoaulas nos canais de Direito e não esqueça dos simulados, exercícios e provas antigas da OAB.

--

FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/quando-comecar-a-estudar-para-a-oab


Últimas
bottom of page