top of page

A Ciência do Estudo: como manter a motivação para alcançar seus objetivos


A motivação é um dos fatores mais importantes na hora de alcançar seus objetivos acadêmicos. Na série A Ciência do Estudo, veja como manter esse sentimento.

De uma forma ou outra, você é o único responsável pela sua vida acadêmica. Isso faz com que manter-se motivado seja difícil, tendo em vista todos os desafios que os estudantes enfrentam diariamente, como gerenciamento de tempo, tarefas e provas. Porém, a motivação é o grande segredo para o sucesso dos estudos, uma vez que esse é o sentimento que vai incentivar você a se dedicar inteiramente.

Felizmente, existem algumas atitudes que você pode tomar para motivar você mesmo. A série Ciência do Estudo da Universia Brasil apresenta quais são essas atitudes e vai ajudar você a ser encorajado pela vontade de aprender. Confira:

1. Converse com os seus colegas Você não é o único que está enfrentando o estresse da rotina de estudos. Conversar com pessoas que passam pelos mesmos desafios que você é uma forma de não apenas desabafar, mas também encontrar soluções que aliviem a pressão das provas e tarefas.

2. Discuta o que você aprende Você certamente tem interesse pelo que está aprendendo, mesmo que alguns conteúdos pareçam mais atraentes que outros. Uma forma de se sentir motivado a continuar estudando é discutir o que você mais gosta de estudar com pessoas que compartilhem esse interesse. Isso vai despertar a vontade de aprender mais.

3. Defina metas e acompanhe o seu progresso

O ser humano em geral se sente mais motivado ao estabelecer desafios. O motivo disso é o prazer que sentimos quando alguma meta é alcançada. Pensando assim, você pode definir pequenos objetivos, como alcançar uma determinada nota e terminar um projeto alguns dias antes da entrega do mesmo. Isso vai garantir a sua motivação.

4. Recompense você mesmo Você merece recompensas pelos esforços no dia a dia acadêmico. Compre presentinhos ou tire alguns dias de “folga dos estudos” como forma de agradar você mesmo depois de algum objetivo alcançado.

--

FONTE: https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/03/11/1087309/ciencia-do-estudo-como-manter-motivaco-alcancar-seus-objetivos.html


Últimas
bottom of page