Mapas Mentais: tudo o que você precisa saber antes de usá-los

Você está cansado de estudar para concursos públicos e não conseguir memorizar o que estuda? Então o uso correto de mapas mentais pode ser a melhor solução para este problema.

 

 

 

Quando usado corretamente, um mapa mental é um poderoso aliado do cérebro para a memorização e aprendizagem de informações importantes. O que o torna um recurso indispensável e que pode ser a diferença entre a aprovação ou não em um concurso público.

 

Neste artigo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre mapas mentais para concursos.

 

Sem mais delongas, vamos começar.

 

O que são os mapas mentais?

 

Também chamados de “Mapas da Mente”, os mapas mentais são diagramas voltados para a gestão de informações e conhecimento.

 

Outra forma de definir eles é como uma ferramenta auxiliar para ajudar na organização, análise e memorização de um conteúdo.

 

Um mapa mental é, como diagrama, parecido com uma árvore com galhos menores saindo de um tronco central. Nessa árvore, o tronco central é a ideia principal, o termo chave do assunto estudado. E as raízes são as ideias e informações que pertencem ao universo do tema central de estudo.

 

O mapa mental foi criado originalmente pelo escritor britânico Anthony Peter “Tony” Buzan. Entre sua obra também estão livros sobre psicologia, memória, leitura dinâmica, criatividade, etc.

 

Mapas mentais podem ser feitos de modo simples ou mais elaborado. É possível criar eles tanto numa folha em branco quanto por meio de um aplicativo para smartphone ou computador.

 

Quais os objetivos do uso de um mapa mental

 

Os mapas mentais tem objetivos bem claros e simples de serem entendidos.

 

Como dissemos acima, esta é uma ferramenta destinada à gestão de informações e conhecimento. Logo, sua finalidade é de conseguir melhorar a qualidade da organização dessas informações.

 

Seu uso permite que o estudante de concursos consiga ter uma visão mais clara do que já estudou. Bem como consegue organizar melhor as informações que estudou sobre um determinado assunto ou matéria.

 

E assim, os mapas mentais realizam outro de seus objetivos. Que é o de fazer com que o cérebro do estudante consiga aprender e memorizar o conteúdo estudado com mais facilidade.

 

Como os mapas mentais funcionam na prática

 

Um mapa mental funciona de modo bem simples, por isso é uma das ferramentas mais práticas para melhorar o aprendizado.

 

A ferramenta parte do princípio de que para aprendermos algo novo, essas informações precisam ser associadas ao que já sabemos. Ou seja, os novos conhecimentos que estão sendo estudados precisam ser associados com informações que o cérebro já conhece.

 

Por exemplo, para imaginar uma bola vermelha, é preciso saber primeiro o que é uma bola e como é a cor vermelha.

É dessa forma que os mapas mentais funcionam na prática.

 

Ela usa uma estrutura de ramificações de informações novas e as associa com informações já conhecidas pelo cérebro.

 

É com base nisso que um mapa mental tem aquele formato que lembra uma árvore. Onde o tema chave é o centro do mapa, e os assuntos relacionados são as ramificações.

 

Para que finalidades um mapa mental pode ser usado

 

Os mapas mentais possuem uma ampla variedade de utilidades. O que os tornam muito interessantes para quem se prepara para prestar concursos públicos por exemplo.

 

Dentre as finalidades para as quais um mapa da mente pode ser usado por concurseiros estão:

  • Memorização de conteúdos: a ferramenta organiza conteúdo de maneira espontânea, enquanto simula as associações de informação feita naturalmente pelo cérebro. O que facilita a evocação do conteúdo estudado quando necessário;
     

  • Planejamento: facilita o encadeamento de requisitos para realizar uma tarefa, bater uma meta ou objetivo, tornando sua execução mais fácil. Essa é uma função interessante para quem estuda através de um curso para concursos;
     

  • Estruturação de projetos: A ferramenta pode ajudar o estudante a projetar os seus estudos em um determinado tema com mais eficácia.

Quais as vantagens de usar mapas mentais para estudar para concursos

 

O mapa mental é uma forma de organizar informações que apresenta diversas vantagens para concurseiros.

Vantagens e benefícios que superam diversas outras ferramentas de auxílio para quem está estudando para concursos.

 

Confira algumas dessas vantagens agora:

  • Maior flexibilidade: os mapas mentais possuem uma estrutura aberta, que facilita a adição de novas informações e conteúdos de estudo;
     

  • Espaço colaborativo: um mapa mental possui uma estrutura não-linear, o que permite maior colaboração na hora de inserir informações no mapa. Assim, um grupo de estudantes podem criar um mapa mental em conjunto, com informações mais completas;
     

  • Instintivo: embora possa parecer difícil no começo, a criação de mapas mentais é facilitada com o tempo até tornar-se prática natural e automática. A razão disso é que o cérebro já funciona dessa forma para associar informações e organizá-las para um melhor aprendizado;
     

  • Recursos gráficos: um mapa mental pode incluir símbolos, gráficos, cores e outros artifícios para ajudar na memorização dos conteúdos;
     

  • Explicativo: os mapas da mente permitem uma transmissão mais fácil de ideias, explicação de assuntos e compartilhamentos de raciocínios. Sendo assim interessantes para concurseiros e professores de cursos para a área.

Como os mapas mentais podem ser criados

Os mapas mentais podem ser criados, essencialmente, de duas formas.
 

Uma delas é pelo meio tradicional usando papel e algo para escrever como uma caneta ou um lápis. Essa parte demanda um pouco de trabalho além da definição de um assunto para ser a ideia central e suas ramificações.

Pois vai ser necessário desenhar e esquematizar toda a parte gráfica do mapa a mão.
 

Já a outra forma é por meio de um aplicativo ou programa de computador, onde tudo o que o concurseiro precisa fazer é inserir informações e editar cores e estilos.

 

-- 

 

FONTE: https://www.diariooficialdf.com.br/mapas-mentais-tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-usa-los/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Últimas
Please reload

PLANEJACONCURSOS.COM

PARCEIROS:

logo gen.jpg

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Planeja Concursos - © 2014 - 2019 
Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32