top of page

Quarentena: 7 dicas de organização para estudar em casa


Devido a pandemia do coronavírus muitas medidas foram tomadas afim de controlar a disseminação do Coronavírus, que já atinge a contaminação comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem do contágio. A situação reforça a necessidade de atender aos cuidados necessários para não contaminação, entre elas a quarentena.

Sim, entendemos que o período de quarentena, apesar de necessário, contraria a vontade da maioria, mas por que não aproveitar o período distante das atividades rotineiras para se dedicar ainda mais aos estudos para aquele concurso dos seus sonhos? Além de contribuir para a sua preparação, você estará reduzindo consideravelmente as chances de contágio do coronavírus.

Veja algumas das dicas de organização para o seu ambiente de estudos em casa, durante o período de quarentena, que vão te ajudar na concentração:

1 – Organização: manter a sua mesa limpa e organizada é essencial para a sua concentração e performance, assim você reduz consideravelmente os pontos de distração e consequentemente alcança um maior número de horas líquidas de estudos;

2 – Metas: estabeleça metas de acordo com o edital que está estudando, sejam elas temporais ou por tópicos. Com isso, você terá ideia de quanto tempo leva para alcançar o estudo pretendido;

3 – Música: pode parecer um tanto quanto contraditório, mas dados apontam que ouvir música pode sim ajudar na hora dos estudos. Evite ouvir músicas em idiomas que você entenda – isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.

4 – Evite redes sociais: não é novidade que o uso de redes sociais atrapalha a rotina de estudos e estando dentro de casa o cuidado deve ser redobrado. Evite “bisbilhotar” as redes e, se possível, desligue o aparelho enquanto estiver estudando.

5 – Iluminação: um local bem iluminado garante que o seu cérebro estará atento e evitará que você caia na sonolência, além disso facilita a leitura do conteúdo e automaticamente te ajudará na fixação;

6 – Alimentação: é de conhecimento de todos que uma alimentação leve e equilibrada são essenciais para a manutenção das atividades biológicas e metabólicas do nosso organismo. Alimentos ricos em zinco, selênio, ferro e fósforo podem ajudar a aumentar a performance de seu estudo. Vegetais como espinafre e brócolis são ricos em luteína, poderoso antioxidante essencial para combater o estresse cognitivo. Adicionalmente o abacate, rico em vitaminas B6, B12, C e E são fundamentais para a saúde de seus neurônios.

7 – Repouso: o descanso é primordial para que todas as horas de estudos sejam realmente aproveitadas. Por isso, aposte em noites de sono bem dormidas e, também, em pequenos intervalos entre a rotina de preparação.

--

FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/quarentena-dicas-de-estudo/


Últimas
bottom of page