Dormir antes ou depois de estudar?

Veja qual é o melhor horário para descansar a mente e assim melhorar os resultados nos estudos.


Para ter bons resultados nos estudos, o que será que é melhor: dormir antes ou depois de estudar? Certamente essa é a dúvida de milhares de estudantes que, todos os dias, buscam alternativas para melhorar a memorização e assim desenvolver um caminho mais sólido em seus estudos.


Com isso em mente, unimos informações importantes que vão lhe ajudar a tomar a melhor decisão possível. Acompanhe.


Dormir antes ou depois de estudar? Entenda a relação do sono e memorização


Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é a relação entre sono e memorização. Dessa forma será muito mais fácil reconhecer qual o melhor momento para ler e qual a melhor hora para descansar o cérebro.


Sendo assim, imagine que o seu cérebro é uma máquina. Essa máquina, precisa, todos os dias, organizar os conteúdos absorvidos em uma espécie de “gaveta”. Nessa gaveta serão armazenados os conceitos e fatos que você aprendeu ao longo do dia.


Quanto mais próximo dessa “arrumação” você lê ou estuda algo novo, maiores serão as chances de que este conteúdo fique armazenado em uma dessas gavetas. Caso contrário, é possível que o seu cérebro simplesmente jogue tudo fora, por achar que não é tão necessário assim.


Conseguiu compreender a relação entre sono e aprendizagem?


Trazendo para a realidade, o nosso cérebro faz, todos os dias, uma “varredura” em nossa memória, assim que dormirmos. Dessa maneira, ele descarta o que não está tão fresco na mente e o que não parece importante.


Logo, estudar pouco antes de dormir pode deixar o conteúdo mais “acessível” e “fresco”, fazendo com que o cérebro armazene-o na memória de longo prazo.


Bacana, não?


Técnica do “estudo na cama”


Considerando que agora você já sabe a resposta para a pergunta de “dormir antes ou depois de estudar”, fica aqui uma dica muito interessante que vai lhe ajudar a potencializar os seus estudos: a técnica do estudo na cama.


Essa técnica não está relacionada com o ato de ler, assistir aula ou fazer anotações deitado na cama, mas sim, relaciona-se com uma revisão mental que pode ser feita quando você estiver deitado, com os olhos fechados e pronto para dormir.


Assim, você começa a rever todo o conteúdo estudado, compreendendo conceitos e deixando a aprendizagem ainda mais potente. Da mesma forma, reconhece quais conteúdos não conseguiu absorver bem e poderá se dedicar a eles no dia seguinte.


Tudo isso, ainda, ajudando o cérebro a melhorar a sua memorização.


Estudar antes de dormir é a melhor opção


Contudo, dormir antes ou depois de estudar ajuda na memorização, mas é o estudo anterior ao sono que ficará mais acessível em sua mente e, consequentemente, terá mais chances de ser armazenado no cérebro.


Lembre-se ainda que a repetição do conteúdo também é importante para uma absorção mais precisa, ok?



--

FONTE: https://noticiasconcursos.com.br/dormir-antes-ou-depois-de-estudar/

Últimas
unnamed.png

Sistema de Ensino Planeja Concursos - CNPJ 31.442.657/0001-32

atendimento@planejaconcursos.com

Rio de Janeiro - RJ / Belo Horizonte - MG

© 2014 - 2021 Planeja Concursos